Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Cozido à Portuguesa

Berta:
Ontem foi dia de almoçarada com amigos, e como começa a fazer frio e o estômago pede aconchego (tipo vamos hibernar :-P ), as donas da casa presentearam-nos com um "belo" de um cozido à portuguesa. "Belo" entre aspas, porque eu não sou grande apreciadora de carnes, mas tenho de confiar no aspecto, no aroma, e na apreciação dos restantes convivas. 

Para quem está fora, este deve estar no top dos pratos tradicionais portugueses que mais saudades provocam. A confecção não é complicada, é cozer tudo com uma ordem mais ou menos definida (uns juntam tudo, outros não), mas a proveniência dos enchidos, os fumados, a hortaliça fazem toda a diferença. Não é fácil encontrar igual no estrangeiro, nem mesmo feito por portugueses. É o que dizem... 

O que torna este prato um atentado ao colesterol está-se mesmo a ver que não é batata nem as couves... são os enchidos e os fumados (chouriça, morcela, farinheira, orelheira...). Eu (quase) não como carne de porco, mas perco-me por umas rodelinhas de morcela num pão (sim, tenho o meu lado lavajãozinho).

Este é um prato típico de "Domingo gordo" (Domingo de Carnaval), mas como se prova aqui não é exclusivo dessa altura do ano.

Aproveito para agradecer às donas da casa o franguinho assado, que estava uma delícia! ;-)

Travessas e prato do meu vizinho do lado

Sem comentários:

Enviar um comentário