Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Manoel de Oliveira, 105 anos!!!

Berta:


Manoel de Oliveira, o grande mestre do cinema português completou hoje 105 anos!!! Não é para todos, muito menos com a lucidez e sentido de humor, que pude constatar na homenagem prestada ao realizador pela Vista Alegre.


 A convite da prestigiada marca de porcelanas portuguesas, o "de cá e de lá" foi à loja dos Clérigos ver de perto o cineasta soprar as três velas que compunham o seu bolo de aniversário. Muitos foram os que também não quiseram perder esta oportunidade, entre Imprensa, família, e amigos. A loja estava cheia e eu sempre a temer quando uma daquelas maravilhosas peças era derrubada. Eu restringi os meus movimentos ao indispensável. :-P


A peça central deste fim de tarde foi no entanto o bule "Aniki-Bóbó", reportando ao primeiro filme de Manoel de Oliveira (1942), e desenhado por Manuel Casimiro, seu filho. O bule, quarta peça da colecção "1+1=1" da Vista Alegre (Um Autor + Um Artista = 1 Peça Vista Alegre), retrata cenas do filme, e faz parte de uma edição limitada a mil exemplares.

Para a ocasião foi também criado um chá especial.



Já que estava naquele mundo encantado de porcelanas e cristais, não resisti em percorrer toda a loja e fotografar algumas colecções (sempre com medo de fazer estragos!). 


Parabéns à Vista Alegre pela iniciativa e parabéns a Manoel de Oliveira, o mais velho realizador do mundo em actividade! Ambos motivos de orgulho para Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário