Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



terça-feira, 17 de dezembro de 2013

"Os Novos Escravos"

Berta:


Infelizmente nem tudo o que liga Portugal ao Brasil e vice-versa é positivo. Tal como outros europeus noutras paragens, os portugueses foram responsáveis pela introdução da escravatura no Brasil, e embora tenhamos sido os primeiros oficialmente também a aboli-la, desse estigma ninguém nos livra.

Podia dizer "outros tempos", mas infelizmente é uma realidade que, com contornos mais universais, persiste. Hoje a escravatura é ilegal e publicamente condenada, mas provavelmente esbarramos-nos nela de forma mais ou menos camuflada mais vezes do que julgamos. 

Temos na memória recente o incidente diplomático entre Portugal e a Guiné-Bissau com as dezenas de "refugiados" supostamente vindos da Síria, e o grupo numeroso de romenos encontrado numa exploração agrícola do Alentejo, casos de suspeição de tráfico humano a serem investigados.

Também não são novidade, e provavelmente muitos nem chegarão a estatística por vergonha, os casos de portugueses imigrantes, enganados no estrangeiro. 

Do Brasil é gravíssimo o número de mulheres que cá chegavam para prostituição. Com a crise a situação tornou-se mais inexpressiva, mas não será difícil encontrar. Provavelmente com a cabeça cheia de ilusões, imagino que a maioria não viria minimamente preparada para o que ia encontrar. 

Abominável é pegar na fragilidade de alguém e lucrar com isso, é esvaziar a pessoa da sua condição humana, é reduzir alguém a um número, um pedaço de carne, desprovido de dor e sentimentos.

A SIC ontem emitiu uma reportagem, na qual constam, entre muitos outros, os depoimentos de Glória Perez, autora da novela "A Guerreira" ("Salve Jorge" no Brasil), e da mulher que inspirou a personagem principal, a "Morena", feita pela actriz Nanda Costa.

É as-sus-ta-do-ra a crueldade do ser humano... E como apesar dos séculos apenas a forma como se escraviza mudou... Ilegal, transversal, e cada vez mais sofisticada.

Sem comentários:

Enviar um comentário