Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Tradicional ou cafona? 10 pratos de Natal que ninguém aguenta mais comer!

Tuca:

Natal: aquela data incrível onde o mundo parece mais agradável, as pessoas parecem mais doces e nós podemos comer até dizer chega, tanto na véspera como no dia 25 de dezembro – uma data onde pecados capitais, como a gula, são permitidos.

Pois bem, mas nem tudo são doces: alguns pratos já apareceram tanto nas ceias de Natal que, apesar de deliciosos, acabam ficando repetitivos e até um pouquinho cafonas nas lindas mesas natalinas. Para evitar possíveis micos gastronômicos, dez pratos desgastados das festas de fim de ano. Confere só:

1) Arroz com Nozes e Passas


Um tradicional acompanhamento das festas de fim de ano, o arroz com passas e nozes mostra que o anfitrião não teve a menor vontade de fazer nada mais elaborado. Foi lá, cozinhou o arroz, jogou umas passas e correu pro abraço. Custava fazer um risoto? Mesmo que de parmesão?

2) Mosaico de Gelatina


Gelatina já é uma daquelas sobremesas que são gostosas, mas insonsas. Você sabe que o que você está comendo é puro corante e adoçante, mas mesmo assim continua comendo. Agora imagina reunir todos os sabores de gelatina em uma grande massa de creme de leite? Não dá certo, e é a sobremesa que mais sobra para o dia 25.

3) Tender Bolinha com Cravos da Índia


Nada contra o Tender Bolinha, muito menos contra o cravo da índia: tudo contra colocar os dois juntos na mesa. Primeiro, porque o seu Tender nunca vai ficar tão bonito e simétrico como o da foto acima. Segundo, porque você não quer que os seus convidados fiquem tirando cravos da índia dos dentes no meio do jantar.

4) Cuscuz de Sardinha


Cuscuz é uma comida gostosa, apesar de feia. Quando ela é feita com sardinha, o gosto do peixe (normalmente enlatado) acaba predominando sobre todo o resto. Não é nada, nada legal comer bolo de peixe. Fora que olha que feio que ele fica, estatelado lá.

5) Leitão ornado com Maçã


Não, não são apenas os vikings e os bárbaros que comiam os adoráveis porquinhos segurando uma maçã na boca. Primeiro de tudo: qual o propósito da maçã? Alguém a come no final da ceia, como se fosse uma prenda? Fora que qual a necessidade de exibir o pobre bichinho como se fosse um prêmio? Coitado ):

6) Fios de Ovos


É uma delícia. Faz mal para o coração. Não contribua para um ataque cardíaco dos seus convidados.

7) Salpicão de Frango com Maçã e Passas


Chefes que inventaram os pratos de Natal têm um sério problema com maças e passas. O salpicão de frango é um clássico – e uma delícia. Mas também mostra uma certa preguiça do anfitrião. Só cortar, bater e jogar.

8) Manjar de coco com ameixa


O prato favorito do seu pai e daquele tio que gosta de contar histórias engraçadas. Anualmente, sua avó faz a sobremesa rezando para que ela acabe logo e suma da frente da família – o que nunca acontece. Ei, seu pai e seu tio são apenas dois!

9) Panetone com Sorvete


Sem problemas com panetones e muito menos com sorvete (quem não gosta de sorvete, né?), mas sirva os dois separados. De um lado, o panetone. Do outro, o sorvete. Dá para aproveitar o melhor de dois mundos separadamente.

10) Sagu


Outro prato que seu pai e seu tio adoram! O sagu parece pequenas ovas de peixe, mas ninguém liga – a sobremesa é supergostosa e todos adoram. Pelo menos essa acaba rápido: é horrível ficar olhando para ela durante muito tempo. E se você acha o Nemo ali no meio?

BONUS: Sidra Cereser


A bebida mais doce já criada pelos fabricantes de drinques alcoólicos. Responsável pela ressaca da sua tia no dia seguinte, por alguma briga homérica na família e por temperar o Tender Bolinha com cravo da índia.

Não importa que comida você e sua família prepara, muito menos a ressaca dos seus pais: o que importa é que vocês estão todos juntos, comendo que nem loucos. <3

1 comentário:

  1. Eh, eh! Confesso que também detesto ver assim o leitão. Aliás não como leitão, não porque não goste, porque já provei, mas porque tenho pena do bichinho. Vê-los em crú, preparados antes de assar, então agonia-me.
    De resto aqui a ceia e o almoço de Natal é sempre a mesma coisa todos os anos e ninguém reclama. É tradição. E até digo que nesse dia sabem sempre melhor. Podem-se introduzir umas variantes, mas não pode faltar bacalhau, rabanadas, bolo-rei, frutos secos, leite-creme, aletria, arroz doce, sonhos, mexidos... É uma "desgraça"... Cada um que se controle na hora de comer, mas tem de ter na mesa. :-P

    ResponderEliminar