Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Tradições e superstições

Tuca:
O Ano Novo, também conhecido no Brasil como réveillon (termo derivado da palavra francesa "réveiller", que significa "acordar"), é tradicionalmente comemorado na passagem do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro na maioria dos países.


No Brasil, a celebração começa com uma tradicional ceia, degustada geralmente junto à família e/ou aos amigos, que trocam mensagens de "Feliz Ano Novo", acompanhadas de desejos de saúde, paz, alegria e amor. Como o país é rico em lendas, crenças e superstições, o Ano Novo é uma data especialmente propícia para que muitas dessas crendices aflorem. Além da roupa branca, usada geralmente para atrair boas vibrações, também há outras crenças que até mesmo os mais céticos não se importam em seguir, seja por superstição ou por simples tradição.


Um bom exemplo é o costume de incluir um prato de lentilhas na ceia para atrair sorte. Nas cidades litorâneas, após a meia-noite, também é muito comum ver verdadeiras multidões vestidas de branco dirigindo-se às praias para saltar as 7 primeiras ondas do ano, fazendo um pedido mental ao pular cada uma. Devido a grande influência das religiões brasileiras de origem africana, como o Candomblé e a Umbanda, também é comum fazer oferendas a Iemanjá, conhecida como a "Rainha do Mar", um dos orixás mais populares do Brasil. Tanto a areia das praias como as ondas do mar ficam repletas de velas acesas, arranjos florais, perfumes e figuras de Iemanjá, em um espetáculo de exótica beleza.


Outra tradição do fim de ano é a queima de fogos de artifício. Uma das mais conhecidas, tanto no Brasil como no resto do mundo é, sem dúvida, a que se realiza no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana. Milhares de pessoas de todos os cantos do planeta disputam espaço para ver esse grande espetáculo de cores, formas e luzes. Também são populares no país, as festas de réveillon em Florianópolis, Salvador, Recife e São Paulo, entre outras.


1 comentário: