Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Dia de Reis

Berta:
A 6 de Janeiro celebra-se o Dia de Reis, lembrando a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus
Em Portugal é tradição comer-se Bolo Rei (mais!) e cantarem-se as "Janeiras", músicas tradicionais que falam do nascimento de Jesus e do Ano Novo.

Como moro num lugar pequeno, é costume o grupo folclórico da terra andar porta a porta com esses cantares típicos da época (se bem que não me lembro de virem cá há um par de anos), e o morador faz o seu donativo e oferece algo de comer e beber. Cantar as "Janeiras" não é tarefa fácil grande parte das vezes, porque se percorrem a pé várias ruas ao frio e ainda há os que carregam os instrumentos. Mas é uma tradição bonita, rara nas cidades.

Em Espanha, o Dia de Reis é celebrado tão ou mais entusiasticamente que o Natal , até porque é feriado, e é neste dia que se realiza a troca de presentes, simbolizando as ofertas dos Reis Magos. 
Quando era pequena, também na minha família se festejava a rigor, repetindo tal e qual a ceia de Natal. Os mais velhos foram desaparecendo e agora já não o fazemos.

Com o Dia de Reis entendem-se por terminadas as Festas e é altura de desmontar pinheirinho e afins. Se bem que, em casa da minha mãe, já houve um que sobreviveu ao Carnaval. :-P

Coroa que o meu filho trouxe da escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário