Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Praxes académicas

Berta:
Estes dias têm sido marcados pela polémica das praxes académicas (conjunto de "brincadeiras" realizadas aos caloiros universitários por alunos mais velhos). Isto porque se suspeita que os seis jovens que perderam a vida por afogamento na praia do Meco, na noite de 15 de Dezembro de 2013, em que as autoridades haviam emitido um aviso pelas más condições climatéricas e forte ondulação marítima, se encontravam a ser "praxados" quando a tragédia aconteceu.

Não é o primeiro caso com vítimas mortais a envolver estudantes de várias universidades. 
 
De um lado surgem os que defendem a manutenção das praxes como tradição e forma de integração na vida académica, e de outro os que apelam o fim destas "brincadeiras" ditas humilhantes, sádicas, e muitas vezes inconsequentes.

Eu fui praxada, não gostei, e por isso não praxei. Não achei lá grande maneira de conviver...



Mais:

Sem comentários:

Enviar um comentário