Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Brasil faz acordo internacional para diminuir spams e roubos de celulares

Tuca:
Até que enfim, notícia muito boa! :-)


Brasil faz acordo internacional para diminuir spams e roubos de celulares.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, anunciou nesta terça-feira (25) a assinatura de um memorando de cooperação com a GSMA, associação de empresas de tecnologias móveis que organiza o MWC 2014, evento referência no setor. O objetivo da iniciativa é ampliar o acesso às redes de banda larga móvel e difundir medidas de proteção ao consumidor.

Anne Bouverot, diretora geral da GSMA, enfatizou que o objetivo é beneficiar os consumidores de tecnologias móveis. "Promover a segurança das crianças, diminuir o spam e a redução do roubo de aparelhos estão entre as nossas metas", destacou.

Em relação à redução de spams, foi criado um número para que usuários denunciem a prática: o *7726 (já em funcionamento). Ao enviar um texto para este número (que tem as mesmas teclas da palavra *spam), as mensagens serão "agregadas, analisadas e incorporadas" para facilitar a identificação e bloqueio de conteúdo indesejado.
"O serviço permite que as operadoras isolem ataques à sua rede e ajuda a evitar que o ataque se espalhe para outra rede, restringindo, assim, a propagação do spam no Brasil", diz material de divulgação da iniciativa.

Já o roubo de celulares será tratado com a criação de uma "lista negra" de aparelhos bloqueados no Brasil, integrada à base de outros países (esse banco internacional é mantido pela GSMA). A identificação dos telefones é feita pelo IMEI (International Mobile Equipment Identity), número com o qual é possível bloquear um aparelho, e esse processo de integração deve ser concluído em seis meses.

O Brasil tem 1 milhão de celulares roubados por ano e só fica neste ranking atrás da Índia, de acordo com a GSMA. "Essas estatísticas alarmantes levaram as operadoras móveis brasileiras a ampliar sua atual colaboração nacional e a trabalhar com seus parceiros internacionais para reduzir as possibilidades de se exportar ilegalmente e reconectar dispositivos roubados ao redor do mundo", diz a organização.

O acordo com a GSMA também prevê iniciativas para impedir o uso de redes móveis na exploração de crianças. Em parceria com a organização Safernet, de defesa dos direitos humanos na internet, será lançada a campanha "Disque 100". Essa linha gratuita da Secretaria de Direitos Humanos da presidência da República servirá de canal para denúncias (como consumir, distribuir ou lucrar com abuso sexual infantil), e as informações serão difundidas via SMS pelas próprias operadoras. 

Conexão

"A adoção de tecnologias móveis é um fenômeno no Brasil, com cada vez menos terminais 2G e uma base de mais de 277 milhões de conexões móveis. Portanto, medidas para aprimorar e difundir essas tecnologias são essenciais", disse Bernardo.

O ministro das Comunicações citou a necessidade de elaboração de um novo plano de conexão das escolas brasileiras, que ele considera "insuficiente" para atender à atual demanda. O redimensionamento do programa de conectividade será feito em conjunto com o Ministério da Educação. No entanto, Bernardo não detalhou quando nem como isso será feito.

Anne Bouverot afirmou que a internet móvel é um recurso primordial, principalmente para os jovens, não só na educação, como citou Bernardo, como também nas áreas de saúde e administração pública. "A GSMA traz o conhecimento de trabalho em países ao redor do mundo, com entendimento melhor das necessidades do Brasil com pesquisas locais e projetos com operadoras brasileiras", disse.

Fonte: Uol

Sem comentários:

Enviar um comentário