Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Carnaval em Portugal

Berta:
Este último fim-de-semana o Carnaval também já andou por cá.

Eu não sou muito de Carnaval, é festa que a mim não me diz muito. Tem anos em que se tiver algum convívio me disfarço, mas não faço grande questão. E definitivamente não tenho "samba no pé". Deixo para os amigos brasileiros que fazem isso muito bem.

O Carnaval é Brasil, não restam dúvidas, maior do mundo, mas Portugal também celebra, ainda que desde o ano passado nos tenha sido tirado o feriado de terça-feira. 

Imagens de vários órgãos de comunicação social portugueses

Há vários municípios com tradição carnavalesca, com muito samba também. No entanto, esses são os cortejos que menos gosto, porque me parecem sempre uma imitação barata do Brasil e ao ver aquelas meninas esforçadas em trajes pequenos na rua em pleno Inverno vem-me frequentemente a palavra "pneumonia" à cabeça. :-P

Imagens de vários órgãos de comunicação social portugueses

Fenómenos do Carnaval mais típico "de cá" são os carros alegóricos quase sempre de sátira política e à actualidade, e as "matrafonas" (homens vestidos toscamente de mulheres). 

Imagens de fontes várias da Internet

Do nordeste vem a tradição mais antiga e quiçá a mais curiosa: os "caretos". Homens com vestes às riscas em fios de lã coloridos e máscaras, que percorrem anonimamente a terra em grande correria e algazarra, aproveitando para expor "telhados de vidro" alheios (parece que se descobre muita coisa nesses dias... :-P).



Fiz um apanhado das programações das festas mais conhecidas de norte a sul do país. Depois existem outros pequenos cortejos, e por todo o lado há festas em espaços de diversão nocturna, em que ir fantasiado é praticamente obrigatório. Palhaços, chinesas, e índios são figuras garantidas.

Bem... boa diversão para quem tem folia! O meu espírito para a coisa é mais ou menos este :-P :


Bom Carnaval!

Sem comentários:

Enviar um comentário