Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Lenços dos Namorados

Berta:
A propósito do dia de hoje, falo de uma das tradições portuguesas mais amorosas: os Lenços dos Namorados!


Em tempos em que os namoros eram bem mais discretos, e havia todo um ritual de conquista, os Lenços dos Namorados eram algo a que as mocinhas do Minho recorriam para mostrarem a um rapaz que aceitavam a sua corte.

Elas bordavam à mão estes alegres lencinhos em quadrados de pano de puro linho (agora quase sempre em algodão), com elementos muito singelos e campestres. Depois faziam-nos chegar aos seus amados, que selavam o compromisso se o começassem a usar em público (ao pescoço, na lapela...). Era tipo um anel de noivado delas para eles. :-P As mulheres do Norte sempre foram muito decididas! Se a menina casadoira não fosse correspondida (oh, tragédia!), o lencinho era devolvido.  

Os Lenços dos Namorados também eram ofertados quando o rapaz se ausentava, muitas vezes por imigração.

Os versos, falando de amor e carinho, são rudimentares, e quase sempre com erros ortográficos, demonstrativos da pouca instrução das meninas do povo na altura. Por graça, ainda hoje se mantêm esses erros nas reproduções.

Vestido de noiva com corpo bordado | Serviço "Vila Verde" da Vista Alegre
Sapatos R Stivali | Brindes Terra Lusa

Actualmente ninguém usará os Lenços dos Namorados pela a sua função romântica inicial, mas continuam muito apreciados como peças de decoração e enfeite. Eu adoro! E podemos encontrar os seus desenhos característicos em vários outros objectos.

Não são um encanto? Deixem a Sharon Stone descobri-los... :-P

Sem comentários:

Enviar um comentário