Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



domingo, 2 de março de 2014

"Domingo Gordo"

Berta:
Hoje é o chamado "Domingo Gordo", ou seja o domingo que antecede a terça-feira de Carnaval.

É tradição em Portugal o almoço de hoje ser farto em carnes e enchidos, como num Cozido à Portuguesa (na foto minha do ano passado) ou numa Feijoada à Transmontana


Isto explica-se rapidinho da seguinte forma: como antigamente se levava o período da Quaresma a sério, e jejuava-se mesmo, as pessoas aproveitavam este domingo para se abastecerem, que "saco vazio não se aguenta de pé". :-P 

Eu sou um bocadinho "ave rara" nestas coisas, porque não gosto de carne de porco (excepto algumas coisinhas = morcela, tripinhas enfarinhadas, algumas salsichas), por isso do cozido como a batatita e um bocadinho de carne de vaca ou frango (se houver), e da feijoada o feijão com o arroz (e gosto muito!).

Claro que depois de um repasto destes, pouco amigo da tensão arterial, aconselho irem sambar ou similar num dos cortejos carnavalescos deste país, à chuva e tudo, assim na loucura mesmo!

Bom "Domingo Gordo", gente querida!

Sem comentários:

Enviar um comentário