Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



terça-feira, 13 de maio de 2014

Brasileiros compram por impulso

Tuca:
Mais da metade dos brasileiros compra por impulso, mostra pesquisa.
Vixe eu adoro comprar, será impulso??? 


Nos últimos três meses, 52% dos brasileiros fizeram alguma compra por impulso, de acordo com um estudo o do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) divulgado nesta terça-feira (13).

Descontos e promoções são o principal motivo das compras por impulso, e foram mencionados por 50% dos entrevistados. Apenas 2% dos consumidores dizem ter sido vítimas da própria ansiedade no ato da compra, e menos ainda (1%) afirmam ter sido influenciados por campanhas publicitárias.

Mulheres compram mais roupas e calçados, e homens, eletrônicos
Roupas e calçados são os maiores responsáveis pelos momentos de descontrole, segundo a pesquisa: 29% das pessoas assumiram comprar roupas por impulso, e calçados são 19% das compras sem planejamento. Eletrônicos e celulares aparecem em seguida, nas respostas de 18% dos entrevistados, seguidos por perfumes e cosméticos, com 12%.
Entre as mulheres, a preferência por roupas é ainda maior: atinge 39% das entrevistadas, enquanto 19% admite ter comprado calçados nos momentos de impulso.
Entre os homens, o destaque é a compra de produtos eletrônicos: 26% dos entrevistados assume ter comprado estes itens por impulso, enquanto 24% gastam sem pensar com itens de vestuário.

Shopping centers e lojas virtuais são locais do impulso
Já em relação aos locais onde são feitas as aquisições sem planejamento, os shopping centers são os campeões, citados por 35% dos entrevistados. Em segundo lugar, estão as lojas virtuais, na preferência de 23% das pessoas, em especial entre o público masculino (28%, contra 19% da preferência feminina). 
Outros lugares também mencionados são as lojas de rua, citadas por 14%; supermercados, também com 14%; e lojas de departamento, lembradas por 4% das pessoas.

Compra por impulso pode levar ao descontrole do orçamento
Na avaliação do educador financeiro José Vignoli, o consumo não planejado deixa de ser um ato de prazer a partir do momento em que essa prática conduz o consumidor ao descontrole orçamentário e, consequentemente, à inadimplência.
"Muitas pessoas tendem a pensar que educação financeira é fazer uma poupança. Na verdade, guardar dinheiro é só uma parte. Ser educado financeiramente significa, antes de tudo, estar bem informado e tomar decisões conscientes na hora de priorizar e organizar os próprios gastos. Somente assim o consumidor passa a ter um maior controle psicológico sobre a impulsividade", explica.

O SPC Brasil e o portal Meu Bolso Feliz ouviram 694 consumidores nas 27 capitais brasileiras. Segundo as instituições, a margem de erro da pesquisa é de 3,8 pontos percentuais e a margem de confiança é de 95%.

Fonte: UOL Economia

Sem comentários:

Enviar um comentário