Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



terça-feira, 6 de maio de 2014

Portugal no Festival da Eurovisão

Berta:
Wowawei wawa... :-P 


Que é feito das boas canções que levávamos ao Festival da Eurovisão...? Cadê...?! Mas também nunca ganharam, é certo...

Hoje lá mandámos à Dinamarca uma tal Suzy num estilo que tenho dificuldade em definir... Talvez kizomba-pimba-com-um-cheirinho-de-samba. Ficámos foi com a certeza que a moça quer ser de alguém, que ela diz isso 50 vezes em 3 minutos.

O Festival da Eurovisão na minha infância / adolescência era mítico. Resumindo para os "de lá": é um espectáculo musical europeu com décadas. Revelou nomes como os Abba e Céline Dion. Voltando aos anos 80-90, mal soava o "Hino da Alegria" era um frio na barriga. Aguardávamos ansiosos até à música portuguesa, e aquilo é sempre uma maratona de canções muitas vezes em Línguas das quais não se entende uma palavra (agora muito mais em Inglês). Sabíamos a música representante desse ano de cor, e mesmo muitas das mais antigas trauteamos ainda hoje sem dificuldade. "Ele e Ela", "Playback", "Bem Bom", "Lusitana Paixão"... vá lá, vocês sabem!

Encontrei este site espectacular com as nossas musiquetas todas organizadinhas, um espanto:

Com a frustração de mandarmos ao festival Dulce's Ponte's, "Senhora's do Mar" e afins e mesmo assim virmos de mãos a abanar, aqui o festival da canção começou a entrar em clara decadência e um artista com um nome minimamente sólido no mercado deve fugir dele como o diabo da cruz. E entre viagens, ensaios, e entrevistas dá-me a impressão que é coisa para ocupar umas semanas na agenda, e o retorno deve ser bem rasteirinho... 

Em compensação, há países que investem forte e feio no Eurovision Song Contest e lá levam o prémio e a organização da edição vindoura para casa. Depois países com muitos vizinhos têm tendência a ser mais votados, e nós só vemos 12 pontos da Espanha, se estiverem para aí virados. E há ainda a questão política. A Rússia foi apupada este ano, que eu estava a tratar da loiça e ouvi.

Vai ser para o ano, gente! Se não for para ano, é para o outro a seguir! É esse é o espírito! 
É tratar é de mandar canções, 'tá? Canções!  Eu fui cuscar a da Espanha e - Madre de Dios! - é bem boa la canción! 

(Agora não me sai o wowawei wawa da cabeça! Arrrghhhh!)

Sem comentários:

Enviar um comentário