Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



terça-feira, 6 de maio de 2014

"Saída limpa" para Portugal

Berta:
Foi anunciada no passado Domingo pelo Primeiro Ministro Passos Coelho, a forma como Portugal vai sair do resgate financeiro, a 17 de Maio. Vai ser uma "saída limpa" ou "à irlandesa", ou seja sem programa cautelar. Crê-se que o país terá forma de subsistir sem vigilância externa.


Entre os países europeus periféricos, cujas economias passaram pelas mãos do FMI, Portugal sai atrás da Irlanda, ficando ainda a Grécia em mais apuros. Por outro lado, os gregos estarão a usufruir de perdões de dívida, que nós não conseguimos... Também se diz que a Alemanha e a Finlândia nos querem tirar a bóia de salvação que nos emprestaram, portanto a malta aqui não tem outro remédio que não seja aprender a nadar sozinho... Oxalá lhes dêem o "tratamento" merecido no Algarve, um zero a mais à direita, eh, eh... É que isto de União Europeia é "união", mas cada um em sua casa!   


Eu sou leiga em Economia, mas tenho amigos mestres nisso, adorava que viessem cá acrescentar alguma coisita de jeito, mas pronto, na prática, este anúncio não vem alterar muita coisa. Continuamos com impostos a aumentar, cortes, a ver se alcançamos a tão almejada estabilidade orçamental.

Este sketch dos "Gato Fedorento" tem alguns anos (o nosso défice também passou para cima dos 3%), mas reflecte um pouco a situação actual da coisa... Parece que não saímos disto... :-/

Sem comentários:

Enviar um comentário