Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



sábado, 28 de junho de 2014

São João 2014


Berta:
Tive uma noitada de São João com tudo de direito! :-P
Ameaçou chover, mas São Pedro ajudou o colega, e só caiu a tradicional "orvalhada".



O São João é o santo padroeiro do Porto, festejado na noite de 23 para 24 de Junho. Conta-se que era uma festa pagã para comemorar o solstício de Verão, a que depois a Igreja se resolveu associar, atribuindo-lhe um santo. 


É uma festa tradicionalmente de rua, em que as pessoas percorrem vários pontos da cidade com destino à Ribeira, para assistir ao fogo de artifício à meia-noite. Mas também muitos se juntam entre família e amigos, para um serão mais caseiro.



Obrigatório é ter-se à mesa a sardinha assada com batata e pimento, a que se juntam carnes no churrasco, e caldo-verde. Tudo isto pede obviamente vinho



As decorações incluem grinaldas coloridasbalões de papel, e nas mesas vasos de manjericos alegram e perfumam o ambiente. Os manjericos incluem quadras simples que devem ser escritas ou escolhidas com cuidado por quem oferece. Algumas são carinhosas e românticas, outras mais brejeiras. 



Há algumas décadas foi introduzido na festa do Porto o martelinho. Diz-se que veio substituir os ramos de ervas que as pessoas esfregavam na cara umas das outras para "dar sorte" ou simplesmente prevenir doenças. Com o martelinho de plástico batemos na cabeça um dos outros, e como quase todos produzem um assobio, a festa é audível à distância. A planta que ainda hoje se mantém para esfregar na cara dos convivas é o pé de alho porro. O cheiro é intenso e não é dos mais agradáveis, a textura também não ajuda, mas tradição é tradição, e o engraçado é apanhar a pessoa desprevenida ao ser "atacada" pela planta no nariz. E quantas "amizades" não hão-de ter começado assim... :-P




O fogo à meia-noite é imponente, eu adoro! É lançado de várias plataformas flutuantes no rio Douro e também da ponte D. Luís. É o momento alto das celebrações no Porto, com milhares de pessoas a assistir nas duas margens do rio. Eu prefiro a margem de Gaia, tem a relvinha e tal... 



Durante toda a noite as pessoas lançam balões, dando uma animação única aos céus da cidade! Tem os seus perigos, vimos alguns ficarem presos em árvores (sorte que estavam molhadas), mas em conjunto fica tão lindo!




Este ano houve motivo extra para lançar foguetes. À hora do jantar jogavam Brasil e Camarões. O Brasil, já se sabe, venceu e foram muitos os brasileiros orgulhosos a juntarem a sua alegria à alegria do santo.


Pelas ruelas, em frente aos restaurantes, nas esplanadas, em cada beco, os bailaricos competem uns com os outros, numa mescla de ritmos populares.

Na Avenida dos Aliados, local de todas as comemorações da cidade, vibrou-se ao som dance de Bob Sinclair


Mais uma vez o Porto não dormiu!
VIVA o SÃO JOÃO!!!

Fica um vídeo com um resumo da nossa noite.
Espero que, quem não conheça, fique com vontade de se juntar em próximos anos! É um convite "de cá e de lá"! ;-)


Sem comentários:

Enviar um comentário