Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Regresso às aulas

Berta:


Hoje as nossas crianças iniciaram o ano lectivo! O meu filho entrou na segunda classe!

Daí não ter andado muito pelo cantinho, pois foram os últimos cartuchos das férias, preparar o material, ver horários, reuniões... Aliás, ainda estou na fase de fazer a planificação semanal dele, por causa das actividades extra-curriculares. E aqui em casa é bem mais fácil, porque eu própria levo e trago. Muitos pais precisam de organizar transporte, pedir a familiares / vizinhos, tratar de serviços de acolhimento antes e depois das aulas. Não é fácil mesmo...

O arranque do ano escolar vem sempre acompanhado de polémicas. Portugal debate-se com um decréscimo abismal do número de nascimentos, e consequentemente menos crianças nas escolas. Daí todos os anos encerrarem escolas que não cumprem um número mínimo de pequenos estudantes. Daí, essas crianças têm de ser encaminhadas para outros lugares, por forma a completarem turmas. Mas ninguém quer que um filho acorde de madrugada e ande quilómetros, quando tem uma escola ao pé de casa...

Outro corte por parte do Estado foram os professores contratados. Ser professor actualmente no nosso país é muitas vezes sinónimo de desemprego ou então estar colocado noutro distrito, longe de casa e da família.

Não sei fazer a comparação com o sistema educativo brasileiro, e mesmo o actual programa de ensino é diferente da minha altura, portanto requeria muita investigação para falar disso condignamente. De qualquer forma, em Portugal a escola é obrigatória até aos 18 anos, 12.º ano de escolaridade. 

Muita sorte a todos os meninos e meninas! Estudem muito! Saber é muito bom!

(Linda a ilustração, não é?)

Sem comentários:

Enviar um comentário