Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Pelos Algarves

Berta:
A Tuca pode gabar-se de já conhecer bastante de Portugal, mas faltava-lhe o sul de que lhe falavam: o Algarve.

O Algarve é um deslumbramento, ponto. Foi considerado este ano o "Melhor Destino de Praia da Europa" nos World Travel Awards. Mas o tempo era curto. Quando dizemos "vamos ao Algarve" pressupõe-se que ficamos lá alguns dias, porque é lindo, porque tem quase sempre sol, porque são mais de 1.000 quilómetros, ir e vir de e para o Porto (sei que para um brasileiro é coisa pouca, mas para nós é significativo). Mesmo assim, com a rota bem delineada o mais possível tendo em conta um bebé de 4 meses, conseguimos 3 dias para levar a 'brasuca' até lá.


Faltou mostrar muita, muita coisa, mas deu para ficar com uma impressão. Em Setembro já se circulava melhor (Agosto é para esquecer!), portanto percorremos perto de metade da costa algarvia com paragens: Almancil, Vale do Lobo, Sagres, Lagos, Portimão, Faro. Ficou um gigante resto.




Eu sou uma apaixonada por Sagres. Tínhamos de começar por aí. Sei que as praias não são aquelas típicas dos postais, com as rochas a recortar a vista, são mais remotas, ventosas, mas têm uma aura de fim do mundo, mar imenso que me agrada muito. Então na praia da Mareta apanhámos um dia de sonho, com águas paradas, brisa, pouquíssima gente (ideal para quem tem um filho de 8 anos que passa 90% do tempo de praia na orla do mar e que assim se pode avistar da nossa toalha, e um bebé que faz várias sestas). Definitivamente teria assentado arraiais por lá, mas o propósito da viagem não era esse.


A fome apertava e, ao calhas, fomos parar ao restaurante "Telheiro do Infante", e bem... que refeição divinal! A comida, a vista, a companhia... Inesquecível! Valeu bem a espera! Afinal também tínhamos muito com que nos ocupar!








Depois da Ponta da Piedade e mais umas voltas, o almoço já tinha sido bem desgastado, e fomos conhecer o "Caniço". A localização é um es-pan-to!!! É um restaurante de praia bem ao estilo casual-chic encaixado entre rochas, mesmo em cima da praia, ao qual apenas se tem acesso por um elevador, ou por mar! Não tínhamos planeado ir lá, ganhámos coragem e fomos com a roupa do corpo e... um bebé e uma criança. Correu bem! Não estragámos o serão romântico a nenhum dos casalinhos presentes. Mais: peixinho delicioso, simpatia, lounge super agradável, noite a cair, som de ondas ao fundo... hummm... Quero voltar!



Mas não se pense que é apenas em ambientes requintados que se come bem, nada disso, principalmente em Portugal! No dia seguinte aventuramos-nos num rodízio de peixe em Faro, no restaurante "Tintol", que só não foi melhor, porque tinha um bebé a reclamar várias vezes por atenção. Para amantes de peixe na brasa como eu, estava no paraíso gustativo! E ainda rendeu várias gargalhadas!  


Como ficámos pertinho (mas em alojamento bem mais modesto :-P ), fizemos um desvio à "Quinta do Lago", e a brasileira quis tirar foto na avenida do brasileiro mais famoso e malogrado que ali teve residência (e que parece que está à venda por uma bagatela de 10 milhões de euros): Ayrton Senna da Silva

Também tentei que a Tuca percebesse o sotaque algarvio, pena que não conseguimos ir ao mercado. 

Foi uma viagem bem "marafada", mas memorável!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário