Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Rio 2016!!! Que comecem os Jogos!

Berta:
É hora de deixar de pensar na crise, no dengue, no zika, nas críticas, os Jogos Olímpicos vão começar! Não há mais nada a fazer a não ser torcer para que tudo corra bem, principalmente ao nível da segurança, e desejar a maior das sortes aos nossos atletas!




Com a cidade maravilhosa a viver uma alarmante ruptura e com notícias em catadupa denunciando roubos, obras malfeitas e/ou não terminadas, poluição, também é tempo de pensar que um evento desta envergadura comportará sempre falhas, pois a logística é gigantesca, para além de um sem número de outros factores que se terão de driblar, fora os imprevistos. Nunca se conseguirá literalmente agradar a gregos e troianos. E os olhos do mundo estão todos virados para ali, é muito mais fácil ver os defeitos. Houve tempo para a organização, houve sim, mas como uma querida amiga minha diz - e eu acho que esta é uma dessas situações, vou plagiá-la - que os atletas e demais profissionais deverão encarar com "espírito de campista"! É a primeira vez na América do Sul, é um país de Língua Portuguesa, que valha ao menos por isso!

Lamentável, e isso sim deve ser punido, são os assaltos, os desvios de fundos, aproveitamentos políticos e afins... e estes são estigmas de que o Brasil não se livra assim muito facilmente... 

Se os Jogos Olímpicos forem mesmo a catástrofe económica que não faltava ao Brasil, olhem... não serão os primeiros Jogos a surtir esse efeito infelizmente... A Espanha também ainda andará a pagar a factura de Barcelona 92 (ai o inesquecível "Barceloooonaaa" do Freddy Mercury e da Montserrat Caballé! Um aparte!), e até nós em Portugal devemos ter apertado bem o cinto à conta do Euro 2004. Mas como diz a sabedoria popular "Ajoelhou...". Deixem entrar as Olimpíadas!


Uma coisa é certa: o Brasil sabe fazer a festa como nenhum outro país! Estou ansiosa pela cerimónia de abertura dos Jogos já daqui a algumas horas! Londres pôs a fasquia bem lá em cima, mas o Rio vai dar show, showzaço, tem de ser!

E os nossos atletas (afinal na sua essência este é um evento de desporto) vão brilhar também, tenho fé! O Brasil está em casa, e os portugueses com certeza vão sentir-se como quase em casa também! Portugal acabou de ganhar o primeiro jogo de futebol contra a Argentina! Está a ser um ano fabuloso para o nosso desporto!

Torço particularmente pelo nosso Atletismo! Sempre vi as maratonas. Tenho uma vaga lembrança da medalha do Carlos Lopes, mas a da Rosa Mota em Seul é inesquecível. Também recordo a Fernanda Ribeiro no pódio (e as suas unhas vermelhas). No Rio 2016 vou estar coladinha a ver a Jéssica Augusto, minha companheira de gravidez num grupinho de Facebook, de quem pude assistir o esforço brutal que ela fez no pós-parto para poder estar nestes Jogos, e também a Sara Moreira, a actual campeã da Europa, com quem partilho apelido, terra natal (tirsenses!), e dia de aniversário!



Boa sorte, Brasil!!! Boa sorte, Portugal!!! Queremos muitas medalhas!

(Vai ser lindo se Portugal ganhar muitas medalhas de ouro, milhares de haters a fazer piadinhas para não deixarem trazer do Brasil por conta do ouro de 1500... :-P :-P :-P )

Sem comentários:

Enviar um comentário