Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Pela Madeira

Berta:
Avanço já que tudo o que possa escrever aqui não se vai sequer aproximar dos momentos de contemplação que guardo comigo de vários recantos desta correctamente apelidada de "Pérola do Atlântico"! Já tinha visitado a ilha há mais de 20 anos, lembrava-me como era bela, mas agora com mais experiência de vida (vulgo mais velha :-P ) é que dei realmente valor ao que ali se encontra. Paisagens arrebatadoras, natureza luxuriante, gastronomia fantástica, diversidade, gente acolhedora, infraestruturas excelentes, tudo concentrado em poucos mais de 700 quilómetros quadrados de ilha, quase sempre com temperaturas amenas o ano todo, e a um par de horas do continente.

Funchal

Marcámos a viagem já depois dos trágicos incêndios de Agosto, sem saber o que íamos encontrar, mas a Madeira sempre deu provas de superação e estava crente que havia muito, muito para ver que não tivesse sido afectado. Não me enganei! Há de facto partes da ilha, principalmente quem desce da serra até à zona do Monte que entristecem só de imaginar o cenário. Do teleférico do Funchal vêem-se habitações destruídas e é um vislumbre do inferno, sim. Contudo, não justifica de maneira nenhuma deixar de visitar a ilha, porque felizmente salvou-se muito património, e acima de tudo, há o bem-receber dos madeirenses, que dependem muito do turismo.

Mais uma vez viajamos com as condicionantes de uma família com uma criança e um bebé, mas não me posso queixar de todo, tenho dois anjos! Claro que tivemos de deixar programas ora mais românticos ora mais radicais de lado (as provas de poncha também :-P ), mas conseguimos percorrer grande parte da ilha de carro, com direito a várias paragens nos pontos mais turísticos e noutros não tanto, mas de igual encanto. Aliás, toda a ilha é um encanto! Poucas são as paisagens que nos deixam indiferentes. A desfazer uma curva na serra era mais uma vista incrível, cada desfiladeiro, cada promontório desafiava as minhas vertigens e a minha capacidade de suspirar! 

Vários pontos da ilha

O ponto de partida e chegada foi sempre o Funchal, e ficamos hospedados bem na zona histórica, no simpático hotel "Madeira", o que nos permitia chegar a pé aos pontos mais emblemáticos da cidade. A Sé, a marina, o casino, o hotel "Pestana CR7" fizeram parte do roteiro, bem como alguns restaurantes típicos, porque não resisto a um bolo do caco! Incursões à "Casa do Abrigo do Poiso" (Poiso), à marisqueira "Barqueiro" (Funchal) e ao restaurante "Amarelo" (Caniçal) são recomendadíssimas. O nosso voo de regresso foi cancelado, e fizemos o sacrifício (sqn :-P ) de passar quase dois dias no resort "Vidamar", que aconselho vivamente a quem puder alargar um pouquinho mais os cordões à bolsa para passar umas férias totalmente relax com todas as comodidades e um staff muito disponível. 

Gastronomia

Chegamos no último dia do Arraial de São Vicente (a cantora brasileira Paula Fernandes fez parte do cartaz), a cidade estava um pouco sob o efeito da ressaca :-P , mas no dia a seguir já arrancavam os preparativos para as festas das vindimas. O Funchal combina na perfeição vida urbana com a rusticidade da ilha. Encontram-se vários exemplos de arquitectura colonial neoclássica com os seus edifícios de paredes brancas e pedra escura, característica de territórios de origem vulcânica. 

Também as praias são de areia escura, calhaus mesmo! Existem algumas praias artificiais, mas eu não procuraria a Madeira para umas férias de praia, embora tenhamos passado por algumas bem movimentadas, como na Calheta e Caniçal. Já a outra ilha do arquipélago, Porto Santo (que ficará para uma próxima viagem), é sobejamente conhecida pelo seu areal extenso. Contrastes... 

A Madeira apaixona pela sua animação (adoraria voltar lá numa passagem de ano), mas também é perfeita para turismo de natureza. As suas levadas (que dificilmente farei por causa do meu medo de alturas) atraem muitos turistas, bem como a observação de animais, e uma variedade de actividades ligadas ao mar.

Hotéis

Não sei se ficaram com vontade de conhecer ou voltar à Madeira, mais uma vez vencedora do Melhor Destino Insular Europeu, mas eu se pudesse regressava já amanhã! :-)
Quero voltar para a ilha!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário