Berta:
Esta é mais uma para quem gosta de tradições.
Guimarães, conhecida pela "cidade berço", por ter sido o local da fundação de Portugal, lá por volta de 1143, tem hoje a sua festa maior. Difícil dormir por aquelas bandas logo, já vão entender porquê... :-P
Realizam-se as "Nicolinas", festas em honra de São Nicolau, ou especificamente a 29 de Novembro "A festa do Pinheiro", tidas como as mais antigas festas académicas da Europa. Diz-se que remontam a 1664.
Actuais e antigos estudantes, população em geral, cada um com a sua caixa / bombo / tambor desfilam pelas ruas da cidade fazendo soar a melodia ensurdecedora que todos conhecem de cor, o famoso "toque do Pinheiro".
E é realmente arrastado por juntas de bois um pinheiro de grandes dimensões, que é depois içado na praça, já a altas horas da madrugada.
Muitos já não vêem esta cena com muita nitidez (ou não a vêem de todo!), porque a noite é fria e geralmente são usadas grandes doses de álcool para aquecer. :-P
Eu fui apenas um ano, chovia muuuuuito, mas fiquei com o "bichinho", é uma energia contagiante. O chão até treme com o rufar das caixas!
Os vimaranenses levam esta tradição muito a sério, e desde muitos novos. Está para haver povo mais bairrista que a malta de Guimarães! :-P Nada de gritar "Porto", "Braga", por aí fora... Em terra de vimaranense tem de se ser vimaranense! E é sem dúvida uma belíssima terra! A zona histórica é linda, linda!
Imperdível o Largo da Nossa Senhora da Oliveira, o Castelo, e o Palácio dos Duques.
Deixo um pequeno documentário sobre os festejos de logo.
Sem comentários:
Enviar um comentário