Berta:
Já que se fala de "assaltos", comentamos hoje o medo persistente que assola o português quando sabe que vai viajar ao Brasil: o de ser assaltado.
Parece que a situação tem amenizado, ou chegam algumas informações nesse sentido, com a aproximação do Mundial / Copa 2014. O turista estará a ser mais protegido. No entanto, é um receio ainda muito presente em quem se desloca ao Brasil.
Há uns anos atrás havia até um tipo de 'modus operandi' quando alguém de Portugal seguia para terras brasileiras: não usar roupas caras, não mostrar sinais de riqueza, evitar falar com sotaque português (sério!!!). Resumindo: tentar passar por brasileiro.
Portugal, em contexto de crise, tem vindo a assistir a cenas de violência idênticas, mas como o país é bem menor, não atingem a proporção brasileira nem causam tanto alarme social.
A verdade é que, além dos relatos das paisagens e gentes maravilhosas, crescemos com histórias de roubos e crimes no Brasil. Alguns bem bizarros. Na nossa cabeça, será preciso muito mais que um evento desportivo para contornar esta situação.
Sem comentários:
Enviar um comentário