Berta:
Este fim-de-semana já tinha dado nota que andei por terras de Guimarães, quis levar o filhote a conhecer o primeiro castelo de Portugal. Aula de História!
O castelo basicamente é uma fortificação (não sei se chegou a ter "recheio"), e agora não é possível subir às ameias, os acessos estão vedados, deve ter caído alguém. No Verão subimos ao castelo de Óbidos (eu cheia de vertigens) e realmente subir castelos é um pouco radical.
Não sei se por uma questão de animação, estava lá era um falcoeiro e estivemos a saber mais sobre as aves.
Depois, descida para a estátua de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, e Palácio dos Duques, onde estava a decorrer um evento, e por isso mesmo que quiséssemos não podíamos entrar (eu fui lá em pequenina e lembro-me de ter gostado de ver os quartos).
Continuamos com passeio obrigatório ao largo da Igreja da Nossa Senhora da Oliveira, e a todas aquelas praças graníticas lindas, e foto na muralha do "Aqui Nasceu Portugal". Para que não hajam dúvidas...
Guimarães vale cada passinho!
Ao "de cá e de lá" acho que interessa particularmente saber que a estátua de D. Afonso Henriques, símbolo da nação, foi oferta de um grupo de portugueses residentes no Rio de Janeiro, e por baixo tem três grandes placas também homenagens do Brasil.
Sem comentários:
Enviar um comentário