Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



quinta-feira, 18 de julho de 2019

Lançamento de “Aruanas”

Berta:
Chegámos bem cedo a Lisboa para acompanhar o lançamento de “Aruanas”, a série co-produzida pela Globo e a Maria Farinha Films, que visa alertar sobre a devastação da floresta amazónica e mostrar a luta dos activistas ambientais e povos indígenas

Imagem Globo

Tivemos o gentil convite da Globo Internacional para cobrir o evento através de um 'take over' aos seus 'instastories'. 

A apresentação aconteceu no “Amoreiras Shopping Center” com um pequeno espaço para entrevistas e depois a visualização de um compacto da primeira temporada da série, da qual será exibido o primeiro episódio na Globo dia 20/07, às 23h40, e na Globo Now dia 23/07, às 23h00. Depois os restantes 9 episódios poderão ser acompanhados exclusivamente numa plataforma de streaming, legendada em 11 idiomas, em www.aruanas.tv. Um conceito inovador e mais abrangente.


Foi um lançamento muito concorrido, com a presença de várias equipas de televisão, do qual conseguimos transmitir alguns directos para a rede social. Conversámos primeiro com Marcos Nisti, criador, autor e co-produtor de "Aruanas", que explicou mais em pormenor o processo de realização da série, as várias etapas, e os convites às actrizes principais Débora Falabella, Taís Araújo, Leandra Leal, e Thainá Duarte. Elas foram as primeiras escolhas, e quis o destino que todas estivessem disponíveis para tão ambicioso projecto. 

Para criar um contexto o mais fiel possível à realidade, os produtores contaram com a colaboração de várias ONG's, como a Amnistia Internacional, a WWF-Brasil, a Global Witness, entre várias outras, sendo a principal e desde a primeira hora a Greenpeace, que enviou também um representante, Nilo D’Ávila, à colectiva, com quem também estivemos à conversa.

A chegada de Débora Falabella roubou todas as atenções, e que elegante, sempre com aquele ar de menina-mulher, linda! A actriz mostrou-se muito orgulhosa da sua personagem Natalie, e confirmou que se identifica muito com a causa amazónica e que “Aruanas” será um marco na sua carreira certamente. Tal como ainda o é Nina de “Avenida Brasil”, da qual ainda se falou também.



De seguida passámos para a sala de cinema para a exibição do trailer da primeira temporada. O produtor Marcos Nisti confidenciou que já estão a trabalhar na segunda, indo já no sétimo episódio. 

Imagem Globo

“Aruanas” está IN-CRÍ-VEL, sinceramente! Os planos de imagem são belíssimos, as interpretações de uma qualidade muito, muito digna, a história género 'thriller' prende, choca. Tem mensagem, suspense, realidade. Sobretudo, através da história destas quatro mulheres activistas, Natalie, Luiza, Verônica e Clara, coloca-se o dedo numa ferida que nos devia doer a todos, entrando em todo um sub-mundo de uma forma muito humana e perturbadora. 


Sabiam que é no Brasil que são assassinados mais ambientalistas em todo o mundo? 46 em 2017. A Amazónia é uma terra de enormes recursos, que sempre suscitou ambição, mas sabe-se que essas riquezas, tendo como exemplo outros locais já extintos, e ao contrário do que alguns fazem crer, são finitas e para a sua exploração, autorizada ou clandestina, estão a ser arrasadas áreas imensas praticamente sem controlo, sem preocupação com impactos futuros. Quem lá vive ou defende a sua conservação é muitas vezes aliciado, perseguido, atacado, e são notícia chacinas de aldeias inteiras. Difícil conter as lágrimas, porque está mesmo muito bem feito. Há muitos interesses económicos nacionais e estrangeiros camuflados em promessas de desenvolvimento do país, discutidos politicamente em Brasília, outro ponto de acção da trama. Atrás surgem os dramas pessoais das personagens, as suas dúvidas, os seus segredos, com um apelo claro ao empoderamento feminino.

50% da venda de “Aruanas” irá reverter a favor de iniciativa de protecção da floresta amazónica, a ser anunciada em Outubro, aquando dos novos episódios.

O lançamento incluiu também uma pequena sessão de debate entre a equipa, a actriz Débora Falabella, Ricardo Pereira - director da Globo em Portugal, Pedro Neto - representante da Greenpeace Portugal, e nós jornalistas e convidados, inclusive com a intervenção de Alexandra Carvalho, secretária-geral do Ministério do Ambiente, que se mostrou muito sensibilizada com "Aruanas". A série, aliás, tem recebido uma onda de críticas positivas, sendo os comentários mais negativos relacionados apenas com a posição assumida pelo 'thriller' ambiental. Contudo, a equipa nega qualquer interferência ou ameaça de 'lobbies' pró-exploração do terreno, afirmando existir um gentil entendimento.

Só vos posso incentivar a seguirem“Aruanas” que de facto está um produto televisivo de excelência com uma questão muito urgente.

Os nossos 'stories':


O trailer:


 #dcadla #amazoniaislife
#amozoniaevida #aruanas #aruana @mariafarinhafilms

Sem comentários:

Enviar um comentário