Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Terá sido um espanhol a descobrir o Brasil?

Berta:
Há um lugar no Brasil, chamado Cabo de Santo Agostinho, no Nordeste, em que se ensina que o Brasil foi descoberto / achado / encontrado pelos espanhóis e não pelos portugueses. 

Em vez de Pedro Álvares Cabral, atribui-se o feito ao navegador Vicente Yáñez Pinzón, que terá chegado a terras de Vera Cruz (que, assim sendo, não seriam de Vera Cruz!😕) três meses antes.

Confusos...?! Eu também...!

HULTON ARCHIVE/GETTY IMAGES

A verdade é que os testemunhos que temos da época resultam de crónicas, ilustrações, não há relatos, fotografias, provas evidentes...

Não terá sido permitido a Pinzón registar a descoberta devido a esta ter sido realizada em território fora do domínio espanhol, determinado pelo Tratado de Tordesilhas. E isso faz algum sentido...

Querem dar a vossa opinião? Acham que teria mudado muita coisa se tivessem sido os espanhóis? Para melhor... ou pior?

Mais:
www.expresso.pt/sociedade/2019-08-04-Ha-escolas-no-Brasil-em-que-se-ensina-que-foi-um-espanhol-que-descobriu-o-pais

Sem comentários:

Enviar um comentário