Berta:
Nesta semana em que somos contagiados pelo Halloween - uhhhh! - mostramos um pouco da visita que fizemos em Setembro a Évora, à Capela dos Ossos.
Inserida na Igreja de São Francisco, esta é uma construção datada do século XVII, bastante macabra, repleta de ossos humanos, cujo principal objectivo seria chamar a atenção de quem a visitasse para a finitude da vida humana na Terra, só se alcançando a eternidade no céu. Esta ideia repercutia-se um pouco por toda a Europa barroca, com edificações do género. A inscrição logo no pórtico de entrada “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos” já convida à reflexão.
Estimam-se que tenham sido usadas cerca de 5000 caveiras e inúmeros outros ossos humanos, oriundos das sepulturas da igreja do convento, e de outras igrejas e cemitérios da cidade.
Claro que nos perguntamos quem seriam aquelas pessoas? Porquê usar assim os seus restos mortais? Não foi profanação de cadáver...? À luz da época, em que a religiosidade era muito imposta pelo medo, seria algo perfeitamente aceitável... Tantas outras maldades se faziam...
O ambiente é sombrio, extremamente mórbido, mas não deixa de ser uma obra de arte que deve ser admirada aos olhos de todos nós, comuns mortais.
Atrevam-se a visitá-la nesta conjuntura de Dia das Bruxas... se conseguirem, muaaahaahaah!!!
Mais informações:
Sem comentários:
Enviar um comentário