Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Capela dos Ossos em Évora

Berta:
Nesta semana em que somos contagiados pelo Halloween - uhhhh! - mostramos um pouco da visita que fizemos em Setembro a Évora, à Capela dos Ossos



Inserida na Igreja de São Francisco, esta é uma construção datada do século XVII, bastante macabra, repleta de ossos humanos, cujo principal objectivo seria chamar a atenção de quem a visitasse para a finitude da vida humana na Terra, só se alcançando a eternidade no céu. Esta ideia repercutia-se um pouco por toda a Europa barroca, com edificações do género. A inscrição logo no pórtico  de entrada “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos” já convida à reflexão.


Estimam-se que tenham sido usadas cerca de 5000 caveiras e inúmeros outros ossos humanos, oriundos das sepulturas da igreja do convento, e de outras igrejas e cemitérios da cidade.


Claro que nos perguntamos quem seriam aquelas pessoas? Porquê usar assim os seus restos mortais? Não foi profanação de cadáver...? À luz da época, em que a religiosidade era muito imposta pelo medo, seria algo perfeitamente aceitável... Tantas outras maldades se faziam...

O ambiente é sombrio, extremamente mórbido, mas não deixa de ser uma obra de arte que deve ser admirada aos olhos de todos nós, comuns mortais.


Atrevam-se a visitá-la nesta conjuntura de Dia das Bruxas... se conseguirem, muaaahaahaah!!!

Mais informações:

Sem comentários:

Enviar um comentário