Páginas

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Fomos à "Vinhos a Descobrir"

 Berta:

O bloguinho está lentamente a desconfinar e nada melhor que começar com bons vinhos🍷

Estivemos presentes na última edição do certame "Vinhos a Descobrir", organizado no Mercado Ferreira Borges, no Porto.

Lá conversei com alguns dos produtores presentes, falámos dos desafios que têm enfrentado com a pandemia com a desacelaração quase que total das exportações e fecho do canal horeca (hotéis, restaurantes e cafés). Foi bom perceber que muitos se aguentaram devido à estabilidade financeira que já detinham e também às vendas online. Quem nestas quarentenas não exclamou "Haja vinho!". 😂

Foi um prazer conhecer nomeadamente a Quinta das Fontaltas, de Resende, com os vinhos da família Namora, um projecto recente encarado como um regresso às origens e revitalização do legado existente.

Mais ousado é o projecto da Divai, de Estremoz, que está apostado na transição gradual para a produção sustentável e biológica, respondendo às necessidades do mercado, principalmente o estrangeiro. São vinhos sem nenhuma adição de sulfitos, mais puros e plenos de natureza. 

Com a Quinta de Salvante, de Valpaços, ficamos a conhecer a sua tradição na produção de vinhos, mas também de mel e azeite. Que combinação apetecível!

Sou praticamente uma nulidade em vinhos, bebo pouquinho e jamais consigo beber sem "forrar o estômago", mas gosto do sabor dos vinhos do Douro e da suavidade dos alentejanos. Agora falar de castas, blends, notas, barricas... fica para uma próxima!

Uma coisa é certa: os vinhos portugueses são dos melhores a nível mundial. Tenho pena que lhes falte um pouco de impulsão para chegar a públicos mais exigentes, que valorizam muitos os franceses, os italianos, não ficando os nossos nada atrás, do que ouço de connaisseurs

O mercado brasileiro é importantíssimo, por isso estes produtores entrarem no Brasil é sempre um passo de gigante, geralmente bem sucedido, mas cheio de contingências também. 

Muito sucesso para todos os expositores! Que estas empresas com a sua diversidade, conhecimentos e perseverança continuem a mostrar o que de melhor sempre se fez, faz e fará em Portugal: os seus vinhos! Saúde!

Obrigada "Vinhos a Descobrir" pelo convite! Até à próxima, de copo na mão!

Sem comentários:

Enviar um comentário