Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



quinta-feira, 21 de outubro de 2021

O Porto e o universo Harry Potter

Berta:
Uma das características que nos últimos anos tem vindo a ser atribuída ao Porto 🇵🇹 é algumas semelhanças que se podem encontrar no universo dos livros do Harry Potter 🧙‍♀️. E esses comentários não serão despropositados.


J. K. Rowling, a autora da saga, na década de 90 viveu na cidade trabalhando como professora de Inglês, e poder-se-á ter inspirado nas escadarias da @livraria.lello nos trajes académicos, na @escovariadebelomonte na Praça dos Leões, e até em Salazar para as histórias da sua escola de magia. ✨ 


Todavia, não há muito tempo, a escritora veio deitar um balde água fria nos que acreditavam na teoria da livraria Lello, afirmando nunca a ter visitado. Ora bem... minha opinião: acho difícil, beeem difícil uma professora no Porto não visitar a Lello, ainda para mais nos anos 90 quando ainda não haviam as filas intermináveis de turistas, que vieram justamente depois do fenómeno Harry Potter, e porque a livraria sempre foi linda, considerada uma das mais belas do mundo. 📚 Mas a Joanne lá saberá... Contudo diz que escreveu no nosso emblemático @majestic_cafe.


Momento tricot (fofoca): a autora foi casada com um português, de quem tem uma filha, e a coisa parece que não acabou bem. 

Inegável é a similaridade do fato preto, camisa branca e capa negra com as vestes dos alunos de Hogwarts. 🎓 É o nosso traje universitário, independentemente do curso ou instituição, é todo igual, e só varia de distrito para distrito em alguns apontamentos. O do Porto não tem chapéu e o de Braga tem por exemplo. 
Eu (na foto, no século passado 😅) não o usei muitas vezes, porque tem uma série de normas (nas mulheres: cumprimento da saia, altura do salto, sem bijuterias, com gravata, modo de dobrar a capa consoante a ocasião, muitas outras). Aquando das principais festas (Queimas das Fitas no topo), cortejos, serenatas é bonito ver os estudantes todos de capa.



Os estrangeiros adoram, pelos vistos a J. K. Rowling também. Me engana que eu gosto... 😄

Sem comentários:

Enviar um comentário