Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



segunda-feira, 7 de outubro de 2013

5 de Outubro

Berta:
Um bocadinho atrasada, mas este fim-de-semana não houve condições anímicas (como o outro :-P ).

Até este ano o 5 de Outubro era dia de feriado nacional em Portugal
Depois veio a Troika e levou-nos este e outros feriados. A verdadeira razia.

De qualquer forma, celebrou-se a Implantação da República, que aconteceu em 1910, após o assassínio do Rei D. Carlos e do príncipe Luís Filipe, e o exílio da restante família real. 
O primeiro Presidente da República Portuguesa viria a ser Manuel de Arriaga.

Comparativamente com os séculos de existência do país, a República é um sistema recente. 
Já viveu guerras, anos de ditadura, e uma revolução. 

Se a República não tivesse acontecido, provavelmente D. Duarte Pio seria o nosso monarca e D. Afonso de Santa Maria o nosso príncipe herdeiro. 

Estaria o país mais beneficiado com uma monarquia ou será mesmo um sistema obsoleto? Uma coisa atrevo-me a opinar: uma república quase sempre não tem carisma... Mas uma monarquia também é um regime de privilégios, pois ninguém tem culpa de nascer ou não em "berço de ouro".

Bandeira portuguesa

Bandeira da monarquia portuguesa

Rei D. Carlos e Príncipe Luiz Filipe

Manuel de Arriaga
Família real portuguesa

2 comentários: