Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



terça-feira, 22 de outubro de 2013

Apresentação "Cordel Encantado"

Berta:
Olaré!
Bloguinho faz UM MÊS e teve um grande presente! Eu e a Tuca fomos gentilmente convidadas pelo canal Globo Portugal a estar ontem na apresentação da telenovela "Cordel Encantado" com a presença da actriz Débora Bloch, que será a "Duquesa Úrsula" nesta novela de época, mas talvez a identifiquem melhor como a "Verónica", uma das mulheres do "Cadinho" de "Avenida Brasil".

Acredito que a chorar baba e ranho, a Tuquinha teve de declinar o convite, mas a Bertita aqui muniu-se de papel, tablet, caneta e saltos altos (não, não usei a esferográfica no tablet!) e fui à capital. 
Conto-vos tudo!

Eu e a Débora Bloch. Ele há coisas...



A sede da Globo em Lisboa

Tudo isto foi muito inesperado, mas o de cá e de lá foi muito bem recebido, e ainda teve direito a entrevista à minha pessoa para o programa "Cá Estamos" da Globo Portugal. Foi sem qualquer preparação, acho que me tornei um pouco repetitiva, não sei se tudo o que disse faz sentido (nem me lembro quase do que disse!), e que corei lá para o final (ai vergonha!), mas pronto... Primeira vez custa sempre! :-P A Tuca "Maria" teria muito mais jeito! De qualquer maneira, fiquem atentos ao programa e torçam para que aquela máxima da televisão engordar seja mentira.

Logotipo da novela e algum do elenco

Figurino original da novela usado pela actriz em exposição

Quanto à novela, que foi o que nos levou lá: "Cordel Encantado" é uma grande produção de época, com cenários lindos, guarda-roupa luxuoso, misturando o medieval com a vida no nordeste brasileiro. Sim, isso mesmo, castelos e sertão. É uma obra com cheirinho a fábula, com príncipes e princesas, em que a Débora faz o papel da má da fita, mas segundo ela com umas nuances divertidas

Foi escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid, com direcção de núcleo de Ricardo Waddington (o mesmo de "Avenida Brasil"). Será a nova trama das oito da Globo Portugal (canal exclusivo Zon) e estreia próximo domingo, dia 27


Do que vi do pequeno trailer exibido, pareceu-me bem levezinha, boa para o regresso a casa, para sonhar e esquecer a crise, até a criançada deve gostar. A Tuquinha depois poderá confirmar, uma vez que no Brasil a novela já foi exibida há mais de um ano, ainda antes da Débora Bloch ter feito "Avenida Brasil".



Falando da actriz: a Débora Bloch é muito simpática, elegante, e foi muito acessível na conferência de imprensa. Perguntei-lhe sobre que locais para além de Lisboa ela já tinha visitado e ela contou que filmou cá "As Pupilas do Senhor Reitor", portanto já visitou a Batalha, Guimarães, Porto e Coimbra. 

Como ela tem historial de teatro, e faz também cinema, perguntei se tinha preferência por algum desses géneros, mas a Débora disse que não, que encara todos com igual entusiasmo e o que a faz gostar mais ou menos de um trabalho é a equipa que ela encontra. De qualquer forma, pareceu-me que ela tende para o teatro. Aliás, ela é filha de um actor, está desde cedo habituada aos meandros dos palcos.


Pergunta interessante que lhe fizeram foi como lida com os altos e baixos da carreira, recorde-se que a actriz já saltou entre estações de televisão, e ela respondeu que olha de forma igual para as épocas de mais sucesso e as de menor reconhecimento, que fazem parte da vida. Achei super sensato da parte dela. Contou também que lhe é difícil fazer um balanço dos 30 anos de profissão.

Outros jornalistas quiseram saber mais da vida pessoal da actriz e soube-se então que ela está solteira e que veio com a filha e juntas seguirão para Londres e Veneza, já que a Débora se encontra em período de férias


Aos 50 anos, diz que envelhecimento é tranquilidade. Que não trocaria a sua idade pelos 20 anos. É uma mulher bonita, cheia de classe, e atribui a sua boa forma ao ballet, ao pilates e ao yoga. É mais baixa que eu, e eu fico sempre contente quando são mais baixos que eu! (afinal, depois de ver as fotos a diferença parece nula!)

Sobre a sua personagem de "Cordel Encantado", a "Duquesa Úrsula", a actriz contou que foi muito prazeirosa de fazer, que se identifica muito com as autoras e mencionou também o bom ambiente das gravações com colegas como Cauã Reymond,  Marcos Caruso e Nathalia Dill

Como a "Avenida Brasil" ainda está muito presente na memória do colectivo português, claro que houve muitas perguntas sobre a "Verónica". Falou-se da nomeação desta novela para o Emmy, com grandes hipóteses de vencer o galardão, e aí perguntei (sim, estava faladora!) se ela tinha noção de Portugal também já ter vencido duas vezes nessa categoria e ela declarou que não. Típico... Nada de Portugal chega ao Brasil nesta área... 

Débora Bloch com o diretor da Globo Portugal, Ricardo Pereira

Foi com carinho que ela relembrou a altura em que contracenou com Paulo Pires em "Salsa e Merengue", e mencionaram-se outros nomes portugueses a singrar na dramaturgia brasileira: Paulo Rocha e Ricardo Pereira

A convite e caso se identificasse com a obra, a Débora mostrou-se receptiva a trabalhar em Portugal e também em ter um namorado português (concorrência, Tuca!).

De resto ela confirmou a boa recepção que sempre teve em Portugal, que começa ainda a bordo, que o povo português é muito amoroso e simpático (o cliché :-P ) e que estava com vontade de experimentar as nossas sardinhas, mas foi com desilusão que constatou que a época já passou. A estadia por Lisboa ia ser breve.

Depois de "Cordel Encantado", Débora Bloch já gravou "Avenida Brasil" e "Saramandaia". Contou que está a planear o regresso aos palcos com a peça "O Hábito de Amar".



Foi assim esta que, espero que seja, a nossa primeira aventura de cá e de lá no mundo das telenovelas da Globo, que é mesmo um mundo! 

Tuquinha, esta experiência só podia ter sido melhor, se tivesse sido contigo

E vem aí "Cordel Encantado", todos os dias, a partir de dia 27, às 20h no canal Globo Portugal da Zon

Vejam também eventualmente a minha figura no "Cá Estamos". Ai que vergonha! :-P

6 comentários:

  1. Hey! Não sabia que tinhas um blog novo! Estou a ver no tlm portanto não vejo assim o efeito todo, mas esta reportagem tá um must! Sempre achei essa actriz com muita pinta, mesmo não seguindo novelas. 50 anos hein? Quem me dera estar nessa forma aos 30!
    Não vejo o link para a tua entrevista... porquê?
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Elsinha, também quero chegar assim aos 50! Este meu projecto com a minha amiga Tuca tem um mês!
    Ainda não há link para a entrevista, porque ela ainda não saiu... Acho eu... :-P
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Quando sair a entrevista coloca o link :D estou desejosa de ver!!
    Que fixe! Estou muito feliz por vocês as duas :D

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, fofinha! Se sair, colocamos sim!

    ResponderEliminar
  5. Amei o vestido dela.
    O guarda roupa da novela,faz qualquer stlylist se arrepiar:)Maravilhoso!!!!!
    Amei a ideia do blog e esta reportagem.
    Boa sorte ;)

    ResponderEliminar