Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Dia de São Martinho

Berta:
Hoje comemora-se o Dia de São Martinho. Vou já contar a lenda por trás deste dia, mas o que mais me espanta é o chamado "Verão de São Martinho". Por esta altura, está sempre sol
Tivemos dias de chuva seguidos, céu encoberto e hoje acordamos com um sol radioso! Tão bom!
Perfeito para um magusto, nome que se dá ao convívio onde se comem castanhas assadas em carvão, a queimar as mãos, de preferência ao ar livre, a acompanhar com vinho jerupiga (filhote ia fazer um na escola, mas trocam a jerupiga por sumo :-P ). O carvão serve depois para quê? Para sujarmos as caras uns dos outros! 
A alternativa menos divertida passa por assar as castanhas no forno, em sal (eu acrescento tomilho). Eu fiz ontem e estavam bem boas! Há quem coza, mas acho que ficam sem graça nenhuma.
Dica gulosa: barrar as castanhas em manteiga. ;-)


Quanto à lenda de São Martinho:
Martinho era um soldado romano, nascido na actual Hungria
Num dia muito chuvoso de Novembro, Martinho estava em França, montado no seu cavalo, quando começou uma terrível tempestade. Foi então que lhe apareceu um mendigo no caminho a pedir esmola. São Martinho não tinha nada para lhe dar, mas vendo o homem com frio, pegou na sua espada e cortou metade da sua capa, dando-a ao pobre homem para que se protegesse da intempérie. 
Diz-se que imediatamente a seguir ao seu gesto, como forma de celebrar a bondade de Martinho, a chuva parou, cedendo lugar a um sol brilhante e quente, que fazia lembrar o verão. 
Mais tarde Martinho viria a dedicar a sua vida à religião, e faleceu em 397.


Sem comentários:

Enviar um comentário