Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



domingo, 17 de novembro de 2013

Empadão de Alheira

Berta:
Eu não sou nenhuma Nigella da vida :-P, mas às vezes gosto de vos mostrar coisas boas que se fazem cá por casa, que sejam assim mais ou menos ligadas à cozinha tradicional portuguesa.
Ah! Se quiserem seguir um blog de culinária de uma amiga que até fala Inglês tão bem como a Nigella, vejam o Alex In The Kitchen! ;-)

Hoje foram alheiras. As alheiras são estes enchidos de carnes (ou não, como já vão ver) e têm uma história. São originárias de Mirandela, uma terra de Trás-os-Montes, e diz-se que foram criadas pelos judeus como forma de iludir os inquisidores. Era costume (e ainda é em muitos lugares) todas as casas fazerem os seus próprios enchidos de porco, que ficavam meses a defumar nas lareiras. Ora, os "cristãos novos" contornavam essa situação fazendo os seus enchidos à base de aves, pão, azeite, banha, alho e colorau.

É tradicional acompanhar com batata frita / arroz branco e ovo estrelado, mas não me apeteceu fazer tão simples hoje e fiz um empadão com o recheio das alheiras. Faz-me muita coisa boa com as alheiras. ;-)

Resumidamente: faz-se o puré normalmente, e fritam-se / salteiam-se as alheiras num fundinho de gordura. Retira-se-lhes o recheio. Numa travessa coloca-se uma camada de puré, outra com as alheiras, finaliza-se com outra de puré e vai ao forno.

A minha alheira era vegetariana. Actualmente existem várias versões no mercado. Até com carne de porco. ;-)


3 comentários:

  1. Amiga, me deixou com muitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa vontade !!! Eu preciso cozinhar algo, serve arroz, bife, salada e batata frita??? Rs... Bjks

    ResponderEliminar
  2. Serve!!! Isto é bem simples também!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo Shout out ao blog da je! Quanto à receitinha...já se comia! :)

    ResponderEliminar