Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Festas "Nicolinas"

Berta:
Esta é mais uma para quem gosta de tradições

Guimarães, conhecida pela "cidade berço", por ter sido o local da fundação de Portugal, lá por volta de 1143, tem hoje a sua festa maior. Difícil dormir por aquelas bandas logo, já vão entender porquê... :-P 

Realizam-se as "Nicolinas", festas em honra de São Nicolau, ou especificamente a 29 de Novembro "A festa do Pinheiro", tidas como as mais antigas festas académicas da Europa. Diz-se que remontam a 1664.

Actuais e antigos estudantes, população em geral, cada um com a sua caixa / bombo / tambor desfilam pelas ruas da cidade fazendo soar a melodia ensurdecedora que todos conhecem de cor, o famoso "toque do Pinheiro".
E é realmente arrastado por juntas de bois um pinheiro de grandes dimensões, que é depois içado na praça, já a altas horas da madrugada.

Muitos já não vêem esta cena com muita nitidez (ou não a vêem de todo!), porque a noite é fria e geralmente são usadas grandes doses de álcool para aquecer. :-P

Eu fui apenas um ano, chovia muuuuuito, mas fiquei com o "bichinho", é uma energia contagiante. O chão até treme com o rufar das caixas! 

Os vimaranenses levam esta tradição muito a sério, e desde muitos novos. Está para haver povo mais bairrista que a malta de Guimarães! :-P Nada de gritar "Porto", "Braga", por aí fora... Em terra de vimaranense tem de se ser vimaranense! E é sem dúvida uma belíssima terra! A zona histórica é linda, linda!
Imperdível o Largo da Nossa Senhora da Oliveira, o Castelo, e o Palácio dos Duques.

Deixo um pequeno documentário sobre os festejos de logo.

Sem comentários:

Enviar um comentário