Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



terça-feira, 26 de novembro de 2013

Mitos e lendas


Berta:
Já que se fala de "assaltos", comentamos hoje o medo persistente que assola o português quando sabe que vai viajar ao Brasil: o de ser assaltado

Parece que a situação tem amenizado, ou chegam algumas informações nesse sentido, com a aproximação do Mundial / Copa 2014. O turista estará a ser mais protegido. No entanto, é um receio ainda muito presente em quem se desloca ao Brasil. 

Há uns anos atrás havia até um tipo de 'modus operandi' quando alguém de Portugal seguia para terras brasileiras: não usar roupas caras, não mostrar sinais de riqueza, evitar falar com sotaque português (sério!!!). Resumindo: tentar passar por brasileiro. 

Portugal, em contexto de crise, tem vindo a assistir a cenas de violência idênticas, mas como o país é bem menor, não atingem a proporção brasileira nem causam tanto alarme social.

A verdade é que, além dos relatos das paisagens e gentes maravilhosas, crescemos com histórias de roubos e crimes no Brasil. Alguns bem bizarros. Na nossa cabeça, será preciso muito mais que um evento desportivo para contornar esta situação.

Sem comentários:

Enviar um comentário