Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O "Iutubi"

Berta:


Hoje resolvi dar uma segunda oportunidade e voltar a comentar vídeos de temáticas luso-brasileiras no YouTube, mas já estou com medo do que aí vem...

Quem vê vídeos no YouTube, particularmente vídeos de assuntos mais nacionalistas, já é capaz de se ter deparado com trocas de palavras menos simpáticas entre portugueses e brasileiros. Em abono da verdade algumas delas são de categoria 'hardcore'. E não é preciso muito para logo se encetar a guerrilha verbal, às vezes basta aparecer. É muito triste, e muitas vezes sinto-me envergonhada ora pelos meus conterrâneos, ora pela forma como somos erradamente avaliados só por sermos portugueses. 

As acusações são as do costume e vamos tentar falar delas aos poucos na rubrica "Mitos e Lendas", mas hoje falo de um episódio caricato que se passou comigo há uns tempos no YouTube e que foi uma colisão frontal com esta realidade, com vítimas a lamentar. 

Sobre a série portuguesa "Último a Sair", que era uma sátira aos 'reality shows', mas que se fazia passar por um programa do género, estava eu num vídeo a explicar inocentemente isso mesmo, que era um programa "muito à frente", quando recebo um comentário do Brasil que quem ia andar à frente era eu e atrás esse senhor a fazer e a acontecer. Ia gentilmente recusar o convite, porque vi logo que romantismo não era o forte do homem, mas ele eliminou o vídeo antes disso e eu passei por portuguesa-loura-burra (três clichês de uma só vez, vai buscar!). 

Assim, e até hoje, dei por interrompida a minha incursão comentarista em vídeos luso-brasileiros sem menção honrosa. Isto de insultar alguém anonimamente deve ser muit’a bom para espantar o stress, mas não é para mim. Como boa mulher do norte, gosto de insultar cara-a-cara, agarrar os colarinhos... :-P Agora estou para ver quando nos aparece aqui no blog / página um destes 'haters'. Infelizmente, acho que é uma questão de tempo... Preparada, Tuca Maria? 

Pronto, fica o aviso: vão ao "Iutubí", divirtam-se, mas vão já mentalizados em enriquecer o vosso calão.

AH! Lembrei-me que o homem disse que vivia na Alemanha e que até sentia nojo só por às vezes ter de sobrevoar Portugal! Há que criar uma rota especial para estas pessoas que sofrem...

2 comentários:

  1. Uma pena essas agressões verbais que destilam veneno e são compostas por respostas desagradáveis, de baixo nível, principalmente se tratando de países irmãos. Tristeza é o que sinto e vergonha alheia com relação as duas partes, também lamento esse episódio que passou contigo Berta, coisas de tão baixo nível deveriam ser bloqueadas.A verdade é que perco o gosto por comentar pois vejo tantos absurdos e penso que ao fazer um elogio ou uma critica a um video logo posso me tornar alvo de línguas cheias de maldade e sem nenhum discernimento!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso, Alexandra! Por isso eu digo que às vezes basta uma pessoa aparecer por lá para ser insultada... Nem é preciso emitir uma opinião contrária ou a favor... É a liberdade de expressão levada à barbárie... Pena isso.

      Eliminar