Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Proclamação da República do Brasil

Tuca:
Hoje aqui no Brasil é feriado "GLÓRIA"... Rs...
Mas muitos infelizmente, nem sabem o porquê do feriado... :(


Hoje comemoramos a Proclamação da República do Brasil, que foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e por conseguinte, pondo fim a soberania do imperador Dom Pedro II, então foi proclamada a República do Brasil.

Ocorreu a proclamação na Praça da Aclamação (atual Praça da República), no Rio de Janeiro que na altura era a capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.

Naquele dia, foi instituído o governo provisório republicano pelo grupo: o marechal Deodoro da Fonseca liderando a presidência da república e chefiando o Governo Provisório; o vice-presidente o marechal Floriano Peixoto e ministros como Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk.



Sem comentários:

Enviar um comentário