Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Por Guimarães

Berta:
Este fim-de-semana já tinha dado nota que andei por terras de Guimarães, quis levar o filhote a conhecer o primeiro castelo de Portugal. Aula de História!

O castelo basicamente é uma fortificação (não sei se chegou a ter "recheio"), e agora não é possível subir às ameias, os acessos estão vedados, deve ter caído alguém. No Verão subimos ao castelo de Óbidos (eu cheia de vertigens) e realmente subir castelos é um pouco radical. 

Não sei se por uma questão de animação, estava lá era um falcoeiro e estivemos a saber mais sobre as aves.

Depois, descida para a estátua de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, e Palácio dos Duques, onde estava a decorrer um evento, e por isso mesmo que quiséssemos não podíamos entrar (eu fui lá em pequenina e lembro-me de ter gostado de ver os quartos).

Continuamos com passeio obrigatório ao largo da Igreja da Nossa Senhora da Oliveira, e a todas aquelas praças graníticas lindas, e foto na muralha do "Aqui Nasceu Portugal". Para que não hajam dúvidas... 

Guimarães vale cada passinho!


Ao "de cá e de lá" acho que interessa particularmente saber que a estátua de D. Afonso Henriques, símbolo da nação, foi oferta de um grupo de portugueses residentes no Rio de Janeiro, e por baixo tem três grandes placas também homenagens do Brasil.

Sem comentários:

Enviar um comentário