Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Dormir mal

Tuca:
Humm... gostei de ler esta matéria. Sofro muito, porque durmo "encolhida" se está frio. Me escondo em baixo do edredom e claro sempre acordo com dores no corpo...


Dor no corpo? Veja qual a melhor posição para dormir em cada caso.

Um estudo do Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (Ipom) revelou que 69% dos brasileiros dormem mal. E muitas vezes, o que atrapalha o sono são dores preexistentes somadas à posição errada no colchão.

Se você tem... Azia e Refluxo
Deite-se sobre o lado esquerdo.
"Assim, os órgãos internos exercem menos pressão sobre o esfíncter inferior do esôfago", explica o especialista em sono Priyanka Yadav, do Life Center, em Nova Jersey, nos EUA. O esfíncter é a escotilha responsável por evitar que a acidez do estômago volte para a garganta. Se estiver pressionado, não se fecha direito - e lá vem azia. Os braços devem ficar à frente do corpo, com os joelhos um pouco dobrados. Manter a cabeça mais alta que os pés também é importante. Mas não se iluda aumentando a altura do travesseiro. "O tronco também precisa ficar em desnível. Uma dica é calçar os pés da cabeceira da cama para que fique mais elevada", explica o gastro Mário Kondo, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Se você tem... Dores nas Costas
Deite-se de lado, com os joelhos flexionados e um travesseiro bem firme entre eles.
"Dessa forma, a musculatura é alongada e os espaços naturais existentes entre uma vértebra e outra são ampliados, aliviando a compressão sobre os nervos que passam na região e que provocam a sensação dolorosa", explica o neurocirurgião Paulo Porto Melo, que é colaborador do Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Saint Louis, nos EUA. Além disso, a coluna fica toda alinhada, evitando algum desequilíbrio. Os braços devem ficar relaxados à frente. Talvez tenha dificuldade em dormir assim da primeira vez, mas vale insistir.

Se você tem... Congestão Nasal
Deite-se de lado.
Sempre que estiver congestionada, por causa de alergia, sinusite ou resfriado, evite posicionar-se de costas, com a barriga para cima, porque você acabará ficando com a boca aberta e, pior, roncará que nem um caminhão. Sem contar que a cavidade bucal fica seca, provocando tosse. Deite-se de lado com um travesseiro extra para que a cabeça fique mais alta e deixe a gravidade fazer seu trabalho, puxando o muco para baixo, fora do nariz. Os braços vão necessitar de um suporte extra, o que é resolvido abraçando um travesseiro.

Se você tem... Dor nos Ombros
Deite-se de lado, na pose do "abraço".
Não aconchegue o braço de baixo sob a cabeça quando estiver deitada de lado - isso espreme a rede de nervos entre ombro, braço e mão. "É como dormir com um peso de 10 kg sobre o ombro", diz Robert S. Rosenberg, diretor médico do Centro de Distúrbios do Sono de Prescott Valley, no Arizona, nos EUA. "Se for dormir de lado, não apoie-se no ombro dolorido. Abrace um travesseiro macio para lhe dar suporte", orienta o neurocirurgião Adriano Scaff, do Centro Especializado em Coluna e Dor, de Ribeirão Preto, no interior paulista. "Deitar-se de costas também é adequado."

Se você tem... TPM e Cólica
Fique de barriga para cima, o mais esticada possível, mas com a parte traseira dos joelhos apoiada em uma almofada.
Os braços devem permanecer apoiados ao lado do corpo. Nada de enrolar-se feito uma bola na cama. Deitar-se de lado deixa um dos seios - já doloridos pela fase - sem apoio, aumentando o incômodo. E de barriga para baixo pressiona o útero, causando irritação e mais cólica ainda.

Se você... Range os Dentes
Deite-se de costas, rosto virado para cima.
O ranger noturno, ou bruxismo, afeta 8% dos adultos e pode ser uma condição genética ou resultado do estresse e da ansiedade. Dormir de costas evita que ocorra mais pressão nos ossos da face. "Também dá para deitar de lado, o que ajuda a reduzir o risco de apneia obstrutiva do sono", diz o ortodontista Jorge Faber, de Brasília. "Mas é preciso encontrar uma posição que não pressione a mandíbula."

Se você tem... Quadris Doloridos
Deite-se de costas.
Cerca de 15% das mulheres sofrem com bursite, uma inflamação articular nessa área. "Dormir sobre o lado machucado do quadril é o pior que se pode fazer", diz Yadav. Mesmo quando se deita do lado oposto, o quadril pode ficar desalinhado, o que aumentará a dor. Por isso, a saída é repousar de costas, com a barriga para cima. Isso dá aos quadris uma folga do estresse que passa durante o dia, com o corpo em pé ou sentado. Uma almofada triangular sob os joelhos pode dar um suporte extra.

Se você tem... Torcicolo
Deite-se de costas.
Esqueça os travesseiros do tipo montanha ou panqueca ¬ altos ou baixo demais. A peça deve ter a altura do ombro. Assim, ao acomodar-se de lado, a coluna ficará totalmente alinhada. E, mesmo que esteja deitada de barriga para cima, ela continuará na linha. Com isso, os músculos ficam relaxados. Tenha em mente que o prazo de validade do acessório também vence. Isso varia em função do quanto a pessoa transpira. Mas ele deve ser trocado, no máximo, a cada dois anos.

e você tem... Dores nos Joelhos
Deite-se de costas.
Mas, para que esse reposicionamento seja mais bem adaptado, identifique a causa da dor. "Se for inflamatória, coloque um travesseiro em forma de triângulo sob a parte traseira dos joelhos", recomenda a fisioterapeuta Cristiane Guimarães, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, em São Paulo. Essa tática também é indicada para contraturas musculares. "No caso de dor vascular associada a edema nas pernas, o melhor é um apoio sob o calcanhar", diz o ortopedista Luiz Alberto Nakao Iha, da Clínica Healthme, em São Paulo.

Fonte: M de Mulher Saúde


Obs.: Uma foto minha "dormindo", tirada em Portugal 2013. :-P

3 comentários:

  1. E conselhos para quem dorme com gente um pouco doida a dormir (eu)?! Ocupo tudo, roubo a roupa, até cair abaixo da cama, já caí! E quando acordei aos gritos com cãibras?! Coitadinho... Mas também rio às gargalhadas (aí costumo acordar)!

    ResponderEliminar