Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



sexta-feira, 15 de julho de 2016

Campeões da Europa!!!

Berta:
Este post vem quase uma semana depois à vitória de Portugal, mas precisei mesmo deste tempo para seleccionar informação.


Cliché, mas foi um sonho tornado realidade!!! Quantas gerações almejavam esta conquista no futebol, que sempre nos escorregava das mãos... E foi com uma equipa algo desacreditada de início que o conseguimos! 


Gosto de futebol. Não sou a maior expert, mas gosto! Tinha fé nesta Selecção! A minha bandeira foi para a janela, quando muitos à minha volta reclamavam que não iríamos passar da fase de grupos. E prometi que se fossemos à final iria trajar à minhota. :-P 


Da cabeça aos pés não fui, porque nem tenho o fato, e fez um calor nesse domingo que seria bastante incompatível com aquelas camadas de roupa, mas usei o lenço e uns brincos de Viana, que chamaram muito a atenção! Ainda por cima em amarelo vivo, também cor da bandeira nacional.


Fui para a Avenida dos Aliados. Assistir no meio da multidão, sentadinha no chão, claro está (uns dias depois ainda sentia o "fofinho" dorido)! 

O jogo foi  é p i c o !!! Pareceu coisa escrita para um drama! Dos bons! Logo na primeira meia hora de jogo perdemos o nosso capitão Cristiano Ronaldo por lesão (acompanhado da sentimental imagem da "borboletinha" a pousar nas lágrimas do CR7), algumas oportunidades de golo para ambas as partes, 90 minutos a 0-0, muito sofrimento! O coração já quase saía pela boca só com a ideia de que nos encaminhávamos para os penalties, quando Éder acaba com o jejum de golos, e levanta todo o Portugal e quem sente Portugal fora deste rectângulozinho!!! Logo o Éder... que era um tantinho mal-amado... Mas o Cristiano, dando seguimento à epopeia, disse-lhe ao ouvido que ele ia marcar... e marcou! O luso-brasileiro Pepe e o Rui Patrício também foram gigantes!


Nessa altura, a festejar o golo, caí! Ainda fiz a festa, mas chegando a casa vi que havia pisado feio dois dedos do pé! Foi a minha "lesão"! Valeu a pena! :-P

Até ao fim do jogo mais ninguém se sentou na avenida. Os meus 1.62m não permitiram ver mais nada para os écrans gigantes, eram só gritos, cânticos, uma alegria contida que explodiu aquando do apito final!

E aí chegou-se a uma loucura colectiva!!! Os portugueses ansiavam taaaanto por isto, tanto!!! Foi festa até de madrugada! No caso do Porto um segundo São João! Música, bebida, convívio, tudo a verde, vermelho e amarelo! Desconhecidos que se abraçavam, bandeiras nas estátuas, caravanas intermináveis de carros... E muitos estrangeiros no meio (o Harrison Ford inclusive)! Tive um grupo de francesas a pedir-me para lhes tirar uma foto com a minha bandeira... 'taditas! :-P 

As comemorações ultrapassaram fronteiras! Os portugueses encheram os Campos Elísios e toda a comunidade emigrante mundo afora celebrou! A Tuquinha também! :-) Creio que mais alguns brasileiros se juntaram a ela...

Mas tocou-me particularmente a festa que se fez em Timor, devido ao fuso horário ao romper da manhã. Festa humilde, genuína... num continente tão distante. Assim é Portugal! Orgulho!


Desta vez, por mau perder ou realmente por défice de votação, a Torre Eiffel não se iluminou com as cores de Portugal, mas acredito que, para muitos olhos cegos de lágrimas de alegria em França, não fez qualquer diferença. Através de um abraço inocente, os portugueses mostraram que sabem ganhar com respeito. Em Portugal, para onde veio a taça, a Torre de Belém e a Câmara do Porto encheram-se de cor para recebê-la!


Foi o culminar desta história em êxtase! Os nossos jogadores foram recebidos em Lisboa como verdadeiros heróis! O futebol pode ter sido "nojento", mas a nossa crença levou-nos lá! Nunca desistimos! Tivemos a recompensa! Fomos mesmo "11 por 11 milhões"!


Durante a semana a timeline inundou-se de vídeos que resumem todas estas emoções: o inesquecível jogo, o erguer da taça, a recepção apoteótica. Não vou publicar muitos, para os portugueses até já nem são novidade, mas ficam aqui para a posteridade, tipo o meu best of da vitória de Portugal no Euro 2016... SOMOS CAMPEÕES!!! Que bem que sabe!









Sem comentários:

Enviar um comentário