Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



terça-feira, 2 de maio de 2017

Lisboa é a "nova Miami"

Berta:
Por cá o assunto também já é notícia. Dizem que Lisboa é o novo fenómeno de emigração brasileira. 

Conhecem alguém que esteja de armas e bagagens para Portugal? 


Eu não gosto muito de dar opiniões sobre o assunto, pois não tenho experiência, mas parto do princípio de que quem sai do seu país nunca o deve fazer de ânimo leve. Nenhum lugar é o paraíso. Convém ponderar muito bem, ouvir experiências, mas também - porque não? - seguir a intuição. Só nós sabemos o que estamos dispostos a fazer para alcançar os nossos sonhos.

Conheço alguns brasileiros a viver aqui e posso dizer que estão bem, mas também acredito que tiveram de ceder num ou noutro momento. Apesar de falarmos a mesma Língua, há questões culturais que podem ser um choque, assim como a dura luta contra o estereótipo do brasileiro ladrão e da brasileira prostituta. E o nosso frio no Inverno... ai... Da comida e dos vinhos é que raramente se queixam! 😁

Há também toda uma parte burocrática loooooonga para se regularizar a situação no país e na UE. O nosso SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) é bem atento.

Por outro lado, a comunidade brasileira é das maiores de estrangeiros no país e facilmente se encontram aquelas coisinhas que fazem uma pessoa logo se sentir "em casa". Nós também entendemos perfeitamente o sotaque (o inverso sei por experiência própria que não acontece! 😅 ) e passam vários conteúdos brasileiros na nossa televisão. 

Portugal também tem o brutal atractivo de, além de ser um país lindo 😍 , seguro (mas também há roubos, gente!), ser pequenino e muito fácil de a partir daqui se seguir rapidamente para muitos outros destinos. Por tudo isto eu entendo... e BOA SORTE!

Sem comentários:

Enviar um comentário