Berta:
Eu não sou nenhuma Nigella da vida :-P, mas às vezes gosto de vos mostrar coisas boas que se fazem cá por casa, que sejam assim mais ou menos ligadas à cozinha tradicional portuguesa.
Ah! Se quiserem seguir um blog de culinária de uma amiga que até fala Inglês tão bem como a Nigella, vejam o Alex In The Kitchen! ;-)
Hoje foram alheiras. As alheiras são estes enchidos de carnes (ou não, como já vão ver) e têm uma história. São originárias de Mirandela, uma terra de Trás-os-Montes, e diz-se que foram criadas pelos judeus como forma de iludir os inquisidores. Era costume (e ainda é em muitos lugares) todas as casas fazerem os seus próprios enchidos de porco, que ficavam meses a defumar nas lareiras. Ora, os "cristãos novos" contornavam essa situação fazendo os seus enchidos à base de aves, pão, azeite, banha, alho e colorau.
É tradicional acompanhar com batata frita / arroz branco e ovo estrelado, mas não me apeteceu fazer tão simples hoje e fiz um empadão com o recheio das alheiras. Faz-me muita coisa boa com as alheiras. ;-)
Resumidamente: faz-se o puré normalmente, e fritam-se / salteiam-se as alheiras num fundinho de gordura. Retira-se-lhes o recheio. Numa travessa coloca-se uma camada de puré, outra com as alheiras, finaliza-se com outra de puré e vai ao forno.
A minha alheira era vegetariana. Actualmente existem várias versões no mercado. Até com carne de porco. ;-)
Amiga, me deixou com muitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa vontade !!! Eu preciso cozinhar algo, serve arroz, bife, salada e batata frita??? Rs... Bjks
ResponderEliminarServe!!! Isto é bem simples também!
ResponderEliminarObrigada pelo Shout out ao blog da je! Quanto à receitinha...já se comia! :)
ResponderEliminar