Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Bacalhau com broa

Berta:
Lembram-se da nossa conversa sobre os grelos? Esses! :-) Prometi que vos mostrava como se cozinhavam.

Nesse dia fiz um dos meus pratos favoritos ever: bacalhau com broa! Não sou nenhuma Nigella da vida, mas o meu fica bem aceitávelzinho. 

Isto pode fazer-se de diversas formas, se quiserem partilhem a vossa, eu própria já fiz de maneira diferente, mas basicamente leva tudo o mesmo: bacalhau, broa, grelos, batata, bacon, azeite, cebola, alho, colorau / pimentão doce, sal q.b..
Quantidades e tempos... faço a olho, desculpem... Vão experimentando. 

1) Coze-se o bacalhau (eu usei em lascas, porque era o que tinha em casa, mas fica melhor em postas);
2) Refoga-se a cebola e o alho em azeite, junta-se o bacon;
3) Chega a parte dos famosos grelos irem para o tacho também e vai-se mexendo até ficarem cozinhados;
4) Preparam-se as batatas;
5) Numa tigelinha, faz-se uma mistura do colorau e sal em azeite e passam-se as batatas nesse molho. Levam-se já as batatas ao forno para irem assando num fundo de azeite;
6) A broa! Convém ser de milho, mas usei uma de Avintes, era a que me apareceu. (Claro que ia cozinhando e comendo, sou doida por broa!)
7) Desfaz-se a broa em pedaços toscos, não precisa ficar em farinha;
8) Junta-se a broa em pedaços ao refogado, depois o bacalhau cozido e escorrido, e envolve-se tudo ao lume;
9) Tiram-se as batatas do forno (que já devem estar quase assadas), coloca-se por cima toda a mistura do bacalhau + grelos + broa + bacon, rega-se com mais um pouco de azeite e volta ao forno por mais um bocadinho.
10) Voilá! ;-)

Enquanto a coisa estava no forno, fiz um arroz doce para sobremesa na Bimby (acho que no Brasil é Thermomix), que é praticamente meter tudo lá para dentro e já está.

E assim foi o nosso jantar de amigos tipicamente português! :-)
Tentados ou nem por isso?



4 comentários:

  1. Amiga, que linda imagem... Me deu uma vontade louca de estar ai... :(

    ResponderEliminar
  2. Eu não ponho bacon (detesto bacon!) e em vez de batata assada faço com batata cozida. Acho que foi a boroa de avintes que deu uma tonalidade mais escura ao prato...sempre fiz com boroa de milho (sim, é boroa e não broa! Preparação para a PGA! ficou...) bjs

    ResponderEliminar
  3. Ah amiga... Bacalhau para a próxima com certeza! ;-)

    ResponderEliminar
  4. O bacon / presunto dá um gostinho bom, embora seja veneno. Não é erro dizer "broa". ;-)

    ResponderEliminar