Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

"Faxina consciente"

Tuca:
Não sou "do lar", mas minha mãe já faz isto há muito tempo, não consigo imaginar, ela fazendo diferente...


Faxina consciente: veja como economizar água na limpeza da casa.

Após semanas de muito calor e estiagem em boa parte do Brasil, a chuva voltou a cair em várias regiões do país. No entanto, o volume pluvial, a exemplo do estado de São Paulo, não foi suficiente para aliviar a situação dos reservatórios - como o do Sistema Cantareira - com baixo nível de água armazenado. Embora tenha chovido, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) orienta a população a utilizar água de forma racional não apenas neste momento, mas em todas as épocas do ano.

SAIBA COMO ECONOMIZAR ÁGUA COM PEQUENAS MUDANÇAS DE HÁBITO

- Para vidros, bancadas, azulejos e demais superfícies que devam ser higienizadas com uso de água: utilize um borrifador com uma mistura de água e o produto de limpeza adequado ao local a ser limpo. Desta forma, você despende a solução em pequenas doses.
- Antes de lavar a louça, retire bem os restos de comida contidos em pratos e panelas, jogando-os no lixo. Coloque os itens de molho por cinco a dez minutos, em uma solução de água quente e detergente, principalmente aqueles engordurados ou com alimentos grudados.
Em seguida, após o período de "molho", com a torneira fechada, ensaboe as louças, molhando a esponja, sempre que necessário, em um recipiente com água morna e detergente. Troque essa água quando ela estiver muito suja.
Enxague normalmente, fechando a torneira entre uma peça e outra. Lavar a louça, por 15 minutos, com a torneira meio aberta, consome, em média, 120 litros de água. Ao limpá-la, sem desperdício, o consumo pode chegar a apenas 20 litros de água*.
- Deixe a roupa suja acumular e lave tudo de uma só vez. Uma máquina de lavar roupas de cinco quilos gasta cerca de 135 litros de água a cada uso*. Por isso, utilize a lavadora apenas quando a capacidade total for atingida e, no máximo, três vezes por semana.
- No tanque, feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega as roupas. Ainda durante a lavagem manual, a água de enxague das peças brancas pode ser aproveitada para a primeira lavagem das roupas escuras ou coloridas.
- Se habitue a armazenar em baldes a água que sai da máquina de lavar roupas e reaproveite-a na faxina da casa. Por exemplo, use a água do último enxague da lavadora de roupas para limpar o piso do banheiro ou de outro ambiente da casa que deva ser lavado.
- Ao lavar a calçada ou quintal com a mangueira, durante 30 minutos e com a torneira aberta meia volta, são gastos, em média, 234 litros de água*. Por isso, crie o hábito de usar apenas a vassoura para fazer a limpeza dessas áreas.
- Caso considere indispensável lavar determinados espaços externos, por exemplo, ao redor da churrasqueira, reaproveite a água da lavadora de roupas.

Fontes: Daniela Mendes, responsável pelo curso "Treinamento de rotinas domésticas" da empresa Best Maid e Ricardo Chahin, engenheiro e gestor do Programa de Uso Racional de Água (PURA) da Sabesp

* Dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo)

Sem comentários:

Enviar um comentário