Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



terça-feira, 22 de abril de 2014

Aniversário da chegada de Cabral

Berta:
Hoje é dos dias mais importantes daqueles ligam Portugal ao Brasil, se não o mais importante. 
Diz-se que foi a 22 de Abril de 1500 que Pedro Álvares Cabral descobriu / achou (esta polémica é gira!) o Brasil.

"Desembarque de Cabral em Porto Seguro" (óleo sobre tela) - Oscar Pereira da Silva, 1904.
Acervo do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro.

Sabe-se que as terras já eram densamente povoadas por povos indígenas, quando a armada de 13 navios comandada pelo fidalgo Pedro Álvares Cabral desembarcou na actual Porto Seguro. Daí achar-se incorrecto o termo "descoberta", porque já haviam lá pessoas, mas antes um "achamento", uma chegada. Também existem relatos de que antes de Cabral, outros navegadores europeus já haviam avistado terras de "Vera Cruz", portanto não teria sido ele o primeiro... De qualquer forma, assinala-se este feito por estar documentado.

Pedro Álvares Cabral

Há dúvidas se o continente americano estaria ou não incluído nos propósitos da expedição, ou apenas a Índia. Vasco da Gama já havia voltado da primeira viagem marítima à Índia e o rei D. Manuel I queria que outro navegador lá regressasse para assegurar o domínio sobre a rota das especiarias e seria essa a principal função de Cabral. Ou não... Parecem não haver grandes justificações para que o navegador se tenha afastado da costa africana. Isso reforça a tese de que outras caravelas já por lá teriam andado em extremo sigilo, e que não tenham sido apenas os ventos a levar Cabral e companhia para o Brasil, mas antes a vontade de confirmar terra à vista.  

De acordo com os relatos da Carta de Pero Vaz de Caminha, o encontro com a população ameríndia foi pacífico e de estranhamento, obviamente pela diferença abismal de culturas. 
Imagino que fosse comparável à chegada de um nave extra-terrestre hoje em dia. :-P 

Litogravura de Jean Bastiste Debret, século XIX. Fundação Biblioteca Nacional.

A Coroa portuguesa continuou entretida com a Índia e só três décadas mais tarde é que se avançou efectivamente com o processo de colonização do Brasil. E aí é que tudo começou a descambar para quem já lá estava e a correr bem para quem tinha chegado. À população nativa começou a ser imposto o modo de vida europeu e a religião cristã (aka evangelização), e isso foi resultando na dizimação das tribos. A par ocorria a extração de pau-Brasil, ouro, e demais riquezas. Tudo isto factos pelo quais ainda hoje em dia nós portugueses somos apontados. 






Permitam-me uma achega pessoal, em suposta defesa de um acontecimento antigo, que pouco ou nada reflecte a actualidade. Apenas digo que infelizmente a relação entre povos sempre foi e dificilmente deixará de ser assim, haverá sempre um explorado e um explorador. Mesmo o nosso pequenito país teve invasões de vários povos, que de meigos consta que tinham pouco. Foi mas é há outros 500 e tal anos antes, não existem muitos registos da "tourada". Mais recentes, as invasões francesas também foram "bacanas"(sqn)... reduziram praticamente o país a cinzas... Não quero falar do Holocausto. C'est la vie, ultrapassem lá isso...

Padrão dos Descobrimentos - Lisboa.

Termos sido percursores da escravatura também em nada nos orgulha, mas isso não nos deve tirar o mérito de nos termos lançado no desconhecido, "por mares nunca dantes navegados", com tecnologia praticamente zero. Só sendo mesmo muito aventureiro, ambicioso ou tendo graves problemas em casa! 
Partiu-se em busca de prestígio, recursos que não tínhamos e que nos asseguravam uma vida melhor (tal como hoje partimos). Tudo envolto na missão / desculpa de cristianizar. Mesmo assim devia dar muito medinho... 
Conseguem imaginar a emoção que seria encontrar terra nessa altura?! Ver alguém tão diferente de nós pela primeira vez?! Aconteceu há 514 anos atrás...

Sem comentários:

Enviar um comentário