Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Já não chega?!

Berta:


Este é um blog que nasceu com a vontade de unir cada vez mais Portugal e o Brasil. Seguem umas palavras de coração, sem intuito de melindrar, afrontar, mas uma tentativa de explicar a outra face da moeda. Temos estado a salvo de haters, vamos ver se continuamos a escapar... Não sei não. :-P

Vou falar um pouquinho da parte da descoberta / achamento / chegada / invasão / emigração (li esta também!) dos portugueses representada na abertura dos Jogos. Acho que mais uma vez se passou apenas a imagem do português destruidor e escravizador. Será que foi só isso mesmo a colonização portuguesa...? Dou a mão à palmatória que os portugueses devem ter sido uns diabos, mas na Idade Média ninguém era meigo. Descobrimos / achámos / chegámos / invadimos o que havia antes do Brasil, vimos lá riqueza e trouxemos riqueza sem pedir licença. Facto. MAS o nosso pequeno país também outrora foi descoberto / achado / invadido por romanos, muçulmanos, visigodos, celtas, suevos... É a evolução dos povos. Até mesmo depois de termos descoberto / achado o Brasil, sofremos com as tropas de Napoleão, que saquearam e destruíram muito do país.

Foram os portugueses os primeiros a chegar / descobrir / achar / invadir o Brasil, se não fossemos nós, seriam outros, questão de tempo. Para aqueles que preferiam que tivessem sido os holandeses, os espanhóis (que também foram muito pouco amáveis com os mexicanos), ou que continuassem a ser índios... temos pena, foi assim que aconteceu.

Raramente se menciona o fascínio, o AMOR, que durante séculos os portugueses desenvolveram pelo Brasil, pelo que encontraram / acharam / descobriram, levando muitos a torná-lo como sua pátria. A começar pelo seu primeiro Imperador.

Continua a espantar-me a falta de conhecimento que se tem no Brasil sobre Portugal. Que nos reduzam apenas e só a exploradores. E a Língua? E a defesa das fronteiras de um único país colossal? E os mulatos? Ok, miscigenação maioritariamente forçada, mas houve casamentos... Olhem a discriminação racial vivida até muito recentemente com o apartheid numa África do Sul antiga colónia inglesa. Nem quero falar da Alemanha nazi... É só isso mesmo que vos passam nas aulas de História? Que fomos ladrões e violadores? Profundamente católico na altura, Portugal fez-se ao desconhecido não só para procurar riqueza, mas também para evangelizar, era o pensamento da época.

Porque é que cinco séculos depois ainda sempre as mesmas acusações, as mesmas piadas...? Os EUA também foram explorados pelos ingleses, se não não teriam lutado pela independência. Mas não têm assim este "ódio de estimação" tão exacerbado pelos seus antecessores. Se o Brasil tivesse sido colonizado pelos ingleses talvez não fosse um país tão problemático e violento... porque - sabe-se lá - ainda teria pena de morte! Todas as colónias recebiam a dita "escumalha" das metrópoles. Se uns países atingiram altos patamares de desenvolvimento muito mais rapidamente que outros, tanta mas tanta coisa pode ter influído... Mas o Brasil não deixa de ser uma potência mundial, coisa que Portugal não é, já foi. E abriu mão disso - no caso do Brasil - sem ripostar, porque quem foi para lá lutou com os de lá para isso acontecer.

Antes que me acusem de ter uma visão romântica da coisa... pode ser... Mas acho a herança dos portugueses como um povo bárbaro, inculto, usurpador, muito injusta e principalmente desajustada à realidade actual... Até as divindades parecem nos ter feito pagar pelos nossos pecados quando em 1755 Portugal foi atingido por um dos maiores terramotos de que há registo.

Dito tudo isto... Mais de 500 anos depois... Já não chega...?

Voltando à cerimónia dos Jogos: ponto positivo para uns acordes de guitarra portuguesa que se ouviram no Maracanã.

Sem comentários:

Enviar um comentário